Navio com novo caça F-39 Gripen para o Brasil já está no litoral de Santa Catarina para desembarque

Imagem de um dos desembarques anteriores – Imagem: Tenente Kelly / CECOMSAER

Errata: ao contrário das informações preliminares de que dois caças teriam sido embarcados na Suécia, apenas um exemplar foi enviado neste transporte.

Por volta de 3 semanas atrás, o AEROIN mostrou que o Brasil está prestes a receber, neste final de ano, mais um caça Gripen NG vindo direto da Suécia, pois naquele momento já havia zarpado rumo a Santa Catarina o navio responsável pelo transporte.

Agora, a embarcação já chegou ao litoral brasileiro e encontra-se nas proximidades do Porto de Navegantes, onde a aeronave militar será desembarcada e então transladada por terra até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, na própria cidade litorânea catarinense.

Assim como todos os demais seis F-39 já entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), o jato será preparado para o voo no aeroporto de Navegantes e então partirá para o voo até a base aérea de Anápolis (GO).

Este mais recente avião sueco que está chegando ao país, que deverá operar registrado sob a matrícula FAB-4107, é do modelo JAS-39 Gripen E, versão para apenas um piloto e designado na FAB como F-39E.

Os Gripens continuarão sendo trazidos de navio da Suécia até que as unidades passem a ser produzidas nas instalações da Embraer no Brasil. O primeiro exemplar nacional já está em estágio bastante avançado de fabricação.

O navio que está trazendo o avião é o MV Florijngracht, que zarpou de Norrköping. É possível acompanhá-lo em tempo real na tela abaixo ou, caso a tela não apareça em seu dispositivo, neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias