Novo avião russo MC-21 vai precisar de mais subsídios do governo para voar

UAC Irkut MC-21-300
MC-21-300 – Imagem: UAC Irkut Corporation

A nova aeronave russa de médio alcance MC-21, concorrente das famílias Boeing 737 MAX e Airbus A320neo, deverá começar operações comerciais no verão de 2022 (do Hemisfério Norte), mas precisará de mais apoio do Estado na fase inicial.

A informação foi declarada pelo diretor geral da Evgeny Dietrich, a Companhia Estatal de Arrendamentos dos Transportes (STLC), em entrevista à RBC.

O chefe da STLC, que tem um portfólio de 46 aeronaves russas Superjet 100 para arrendamento, disse que quer apelar ao Estado sobre masi uma importante medida de apoio, para subsidiar as horas de voo perdidas com o MC-21 na fase de introdução comercial, quando a aeronave voará menos do que suas capacidades de design.

A STLC já está negociando com o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e com a fabricante United Aircraft Corporation (UAC) para providenciar os apoio e resolver esta necessidade, acrescentou o diretor.

A empresa aérea de lançamento do MC-21 será a Rossiya Airlines, que faz parte do Grupo Aeroflot. Espera-se que a companhia comece a aceitar a primeira aeronave na próxima primavera. Se não houver comentários técnicos sobre o jato, a Rossiya começará a transportar passageiros no MC-21 no verão de 2022, informou a assessoria de imprensa da transportadora em julho deste ano.

A Rossiya terá um ano para se preparar para o lançamento de voos comerciais do MC-21, preparando as tripulações de voo e de cabine, organizando a manutenção da aeronave, finalizando sistemas de informação, entre outros.

De acordo com o diretor geral da Rossiya, Sergey Alexandrovsky, as características planejadas do MC-21 atendem de forma promissora aos requisitos para confiabilidade, segurança e economia operacional. “Temos grandes esperanças no MC-21”, disse Dietrich.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Rio de Janeiro e Atlanta (EUA) voltam a contar com voo...

0
A Delta Air Lines anunciou na quinta-feira (18) que retoma os voos que ligam a cidade do Rio de Janeiro a Atlanta, nos Estados Unidos