O grande Boeing 747-8F arremeteu a instantes do toque em Guarulhos ao chegar sem contato com a Torre

O Boeing 747 durante a arremetida, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma arremetida de um Boeing 747 a instantes do toque na pista chamou a atenção de quem acompanhava as transmissões das câmeras ao vivo voltadas ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã da última quinta-feira, 7 de dezembro.

Conforme a gravação disponibilizada a seguir, publicada hoje pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, os pilotos do grande avião quadrimotor cargueiro fizeram a aproximação para a pista 10R de Guarulhos sem estarem em contato na frequência da Torre de Controle do aeroporto. O vídeo mostra o momento por dois ângulos de visão, primeiro pela frente e depois por trás da direção de pouso:

Como visto nas imagens acima, o voo em questão era o GTI-8052, realizado com o Boeing 747-8F de matrícula N854GT, da companhia norte-americana Atlas Air, proveniente de Miami, nos Estados Unidos.

O Jumbo Jet chegava ao aeroporto paulista por volta das 07h45 da manhã, quando os pilotos descontinuaram a aproximação pouco antes da chegada à pista, provavelmente por não terem recebido a autorização de pouso em função de não estarem em comunicação com o controlador de tráfego aéreo da Torre.

Uma situação semelhante ocorreu há pouco mais de 15 dias no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na qual um Boeing 747 também arremeteu a instantes do toque após uma aproximação sem comunicação com a Torre de Campinas.

Naquela ocasião, o piloto afirmou que, durante toda a aproximação, estava tentando contato na frequência do controle de aproximação, pois este não havia dado a instrução para trocar para a frequência do aeroporto campineiro, porém, havia congestionamento de comunicações.

Dada essa similaridade entre as duas situações, é possível que em Guarulhos tenha havido algo semelhante.

Após a arremetida, uma nova aproximação foi iniciada minutos mais tarde, dessa vez com comunicação na frequência da Torre e pouso realizado às 08h00.

O AEROIN está buscando o histórico da frequência de aproximação de São Paulo, para verificar quais foram as comunicações entre os pilotos do Jumbo e os controladores de tráfego aéreo durante a chegada da aeronave a Guarulhos.

De qualquer forma, a arremetida do Boeing 747 mostra, mais uma vez, como funciona a padronização dos procedimentos em prol da segurança de voo. Como visto, os pilotos nunca realizam o pouso sem terem recebido a autorização para tal, mesmo que estejam visualizando que a pista está completamente livre (a menos que haja uma necessidade urgente para tal).

Essa atitude elimina qualquer risco de acidente ou incidente caso haja, por exemplo, algum veículo ou aeronave autorizado a cruzar a pista, algum veículo, pessoa ou objeto não notado na pista, entre outras situações.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias