Exclusivo: maior avião do mundo está próximo de realizar um raríssimo voo ao Brasil

EXCLUSIVO – Pessoas próximas do projeto apontaram ao AEROIN que a Antonov Airlines negocia um voo do gigante AN-225 ao Brasil, mais precisamente para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende a região de Natal (RN). A operação ainda espera as aprovações das autoridades.

Imagem: Embaixada da Alemanha na Namíbia

Fontes próximas da Inframerica, que administra o Aeroporto Internacional de Natal, indicaram ao AEROIN que a administradora, junto com a Antonov Airlines, empresa especializada no transporte de grandes cargas, estão trabalhando na análise de viabilidade e aprovações para a visita do gigante AN-225 Mryia.

Uma data para o voo ainda não está definida e nem o objetivo da operação foi publicamente divulgado, mas está confirmado que a Inframerica submeteu à ANAC documentos para análise, especialmente a Avaliação de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO) e o Procedimentos Específicos de Segurança Operacional (PESO). Dado seu tamanho e peso, o Antonov AN-225 requer um exercício extra dos administradores de aeroportos, a fim de garantir a segurança de sua operação.

O aeroporto de Natal, no entanto, possui as características necessárias para assegurar sua operação, numa análise de alto nível (considerando largura da pista de pouso e decolagem, largura da taxiway, PCN, sinalização horizontal, espaço de pátio, entre outros). No entanto, a decisão final será do regulador, que tem experiência no assunto e conhece detalhes adicionais do projeto.

Uma das medidas apresentadas pelo Aeroporto de Natal diz respeito à posição de estacionamento da aeronave. Por sua envergadura, será necessário que o enorme jato fique estacionado numa posição paralela ao terminal de passageiros (perpendicular às pontes de embarque).

Seguimos acompanhando o assunto junto às nossas fontes e divulgaremos novidades quando as tivermos. Essa seria a terceira visita do AN-225 ao Brasil em 36 anos, desde que o avião, único do modelo no mundo, entrou em serviço.

O Antonov AN-225

A Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial de transporte da atualidade. O mundialmente famoso gigante avião tem 6 motores e 32 rodas para darem conta da operação de seus 84 metros de comprimento, 18,1 metros de altura, 88,4 metros de envergadura e 285 toneladas de peso vazio.

Com seu peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o AN-225 é capaz de levar 250 toneladas de carga a bordo, quase o dobro do próximo modelo de maior capacidade no mundo, o Antonov AN-124 Ruslan de 150 toneladas.

A aeronave única foi produzida em 1985 pela União Soviética para transportar o ônibus espacial Buran em suas “costas”. Com o fim do projeto, passou a transportar cargas ultra-pesadas para destinos em todo o mundo. Em toda sua história, o período de maior atividade comercial aconteceu no ano passado, quando realizou dezenas de voos transportando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para combate à pandemia.

Características do AN-225

Comprimento: 84 metros
Envergadura: 88,4 metros
Área da Asa: 905 metros quadrados
Altura: 18,1 metros
Peso Vazio: 285 toneladas
Peso Máximo de Decolagem: 600 toneladas
Capacidade de Combustível: 300 toneladas
Motores: 6x ZMKB Progress Lotarev D-18T turbofans de 51,590 lb cada
Velocidade Máxima: 850 km/h
Alcance: até 15.400 km (dependendo do peso da carga)

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias