Outorga do Aeroporto Regional de Sorriso (MT) e expansão de voos é tema de discussão na Infraero

Imagem: Prefeitura de Sorriso

O prefeito de Sorriso (MT), Ari Lafin, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, esteve em Brasília, na última terça-feira (19), para discutir a outorga final do Aeroporto Regional Adolino Bedin. O encontro ocorreu com uma equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Durante a reunião, Ari Lafin não se limitou apenas à outorga, mas também solicitou a Infraero a implantação de novas linhas aéreas com destinos estratégicos, especialmente Brasília e São Paulo. Essa solicitação, respaldada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorriso (Condess), foi protocolada oficialmente pelo município em julho deste ano. Atualmente, Sorriso conta com um voo diário para Cuiabá, e a inclusão de novas rotas visa atender à crescente demanda de negócios na região.

A relevância econômica de Sorriso foi destacada por Ari Lafin, que ressaltou que o município agrega 15 municípios em um raio de 200 quilômetros, totalizando uma estimativa populacional de um milhão de habitantes, com uma das maiores rendas per capita do país. O prefeito salientou o crescimento demográfico acelerado, chegando a 18,41% ao ano, e apontou a necessidade de deslocamento para negociações, impulsionando o mercado aéreo local.

Além das viagens de negócios, Ari Lafin destacou o aumento do mercado de turismo em parceria com o Condess. Um panorama detalhado de Sorriso, incluindo dados demográficos e econômicos, foi encaminhado às empresas, demonstrando o potencial da região não apenas para negócios, mas também para o setor turístico.

Outro ponto discutido na reunião foi o acesso aos hangares, parte de um plano estratégico para responder ao acelerado crescimento comercial da região. Cláudio Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou a posição estratégica de Sorriso no estado e a importância de potencializar o uso do Aeroporto Adolino Bedin para beneficiar toda a comunidade.

No período da tarde, o prefeito e o secretário participaram de uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. O encontro teve como foco o plano de expansão do Aeroporto Adolino Bedin, buscando não apenas atender às demandas imediatas, mas também projetar o aeroporto para os próximos 20 anos. Discussões sobre ampliações necessárias e concessões de hangares foram abordadas, evidenciando o compromisso de Sorriso com um desenvolvimento aeroportuário sustentável e de longo prazo.

Informações da Prefeitura de Sorriso

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Estudante comemora após Justiça permitir que embarcasse em voo da LATAM...

0
Para a Justiça, o animal é inofensivo e sem agressividade, por isso se encaixa na norma da ANAC na categoria 'animal de estimação'.