Para 2024, Lufthansa está trazendo de volta mais dois Airbus A380, totalizando seis

Airbus A380 da Lufthansa – Imagem: Lufthansa

O cenário para o Airbus A380 da Lufthansa parece avançar, já que a companhia aérea alemã está impulsionando o retorno de mais dois superjumbos para o ano que vem. A aérea alemã tem assumido um novo compromisso com seus A380, reativando um total de quatro deles para este verão europeu, enquanto as fabricantes Boeing e Airbus ainda devem levar um tempo para entregar as aeronaves 777X (ainda não certificado) e A350, respectivamente.

O processo de reativação dos A380 já começou com a aeronave de matrícula D-AIMK, que está em Manila para manutenção, e o de matrícula D-AIMM, que atualmente está em Frankfurt, na Alemanha. Além deles, mais dois A380 partirão de Teruel, na Espanha, nas próximas semanas.

Ao encomendar novos jatos Airbus A350 e Boeing 787 na semana passada, o grupo não citou o A380 entre os modelos de aeronaves que irá tirar em troca, embora isso seja esperado mais cedo ou mais tarde. Entretanto, por ora, o grupo está focado em outros modelos. Uma porta-voz disse que o A380 e o Boeing 747-8 são significativamente mais jovens que o Airbus A340, Boeing 777-200, 767-300 e 747-400, que deixarão a frota do grupo em breve.

De acordo com o site alemão aeroTELEGRAPH, a mensagem foi uma indicação clara de que a Lufthansa ainda está planejando o uso do superjumbo por um longo tempo. Para efeito de comparação, o CEO Carsten Spohr disse recentemente que o Boeing 747-8 continuaria a voar “na próxima década“.

Ainda não está claro quantos A380 a Lufthansa usará novamente. Até agora, o grupo confirmou apenas os quatro que estarão estacionados em Munique para este verão, mas também deixou em aberto o retorno de mais aeronaves.

O número poderia chegar a um máximo de oito, já que 6 dos 14 superjumbos originais da companhia alemã voltarão para a Airbus até novembro de 2023, conforme confirmado pela empresa em seu relatório anual de 2022. Esse mesmo relatório também deu uma pista extra, pois, em uma nota de rodapé, afirma que “duas dessas aeronaves (A380) retornarão às operações de voo em 2024”. Em outras palavras, seriam os quatro double-deckers retornando agora em 2023 e mais dois em 2024.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias