Para as 50 novas aeronaves A350, Emirates informa banda larga de alta velocidade, até sobre o Ártico

Concepção gráfica do A350 da Emirates – Imagem: Airbus

Após anunciar, em setembro passado, um investimento de US$ 350 milhões para o sistema de entretenimento de bordo de seus futuros aviões Airbus A350-900, a Emirates agora informa que também vai oferecer aos passageiros uma nova banda larga de alta velocidade a bordo das 50 novas aeronaves.

A solução utilizada é a GX Aviation da Inmarsat e deve começar a operar em 2024. Segundo a empresa aérea, o novo acordo vai melhorar significativamente a experiência do passageiro, com conectividade aprimorada e maior cobertura global, mesmo em voos sobre o Ártico.

As aeronaves Airbus A350 serão as primeiras da Emirates a usar a rede de satélites Global Xpress (GX) da Inmarsat, que mantém a primeira e única rede de banda larga disponível globalmente, garantindo conectividade global ininterrupta aos passageiros, independentemente de seu destino, incluindo até mesmo quando sobre o Polo Norte.

Os recursos avançados de alta velocidade da banda larga vão permitir que os passageiros da Emirates permaneçam conectados com familiares e amigos, naveguem na Internet e usem as redes sociais do conforto de seus assentos.

A rede GX que alimentará a banda larga a bordo das aeronaves da Emirates atualmente possui cinco satélites de banda Ka e será aprimorada com a adição de mais sete satélites, como parte do plano de tecnologia totalmente financiado pela Inmarsat.

Os sete novos satélites são:

– dois satélites de comunicações comerciais Inmarsat-6, que são os mais sofisticados atualmente, ambos programados para entrar em operação em 2023;

– três satélites em órbita geoestacionária, que aumentarão a velocidade, capacidade e resiliência; e

– outros dois satélites em órbita elíptica alta.

Todos eles vão permitir o único serviço de banda larga móvel comercial do mundo em aeronaves voando em altitudes mais altas e sobre o Ártico, como nas rotas entre o Oriente Médio e a América do Norte.

O plano de banda larga de alta velocidade a bordo das aeronaves A350 faz parte do investimento multibilionário da Emirates em produtos a bordo e na experiência do passageiro.

Esse investimento inclui o maior projeto de modernização de aeronaves já realizado, atualmente em andamento, que resultará em 120 aeronaves reformadas, além do desenvolvimento de cardápios e novas experiências do passageiro com alimentos e bebidas, a introdução planejada de sistemas de entretenimento a bordo de próxima geração nas novas aeronaves e o programa de treinamento em hospitalidade desenvolvido pela escola de hotelaria mais famosa do mundo, a École hôtelière de Lausanne.

Informações da Emirates

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias