Paraguai informa a programação dos voos do avião IU-50 da Força Aérea Brasileira no país nesta semana

Imagem: MTAB

A Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) informa que, com o objetivo de atender às Normas e Métodos Recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) e garantir as margens aceitáveis ​​de Segurança Operacional das operações aeronáuticas da República do Paraguai, diversos aeroportos do país estão recebendo operações do Avião Laboratório Embraer Legacy 500 da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave, designada IU-50, é operada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), subordinado ao Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e conta com equipamentos para aferição e calibração de sinais de equipamentos de auxílio à navegação aeronáutica.

Segundo a DINAC, o itinerário desta semana é o seguinte:

– Segunda-feira: Aeroporto Tenente Amin Ayub G. em Encarnação;

– Terça-feira: Aeroporto Dr. Augusto Fuster em Pedro Juan Caballero;

– Quarta, quinta e sexta-feira: Aeroporto Internacional Guarani em Minga Guazú.

“Esses trabalhos são realizados para que a DINAC forneça e garanta a todos os seus usuários um serviço de Navegação Aérea seguro, regular e eficiente”, declara a agência reguladora da aviação paraguaia.

Em março deste ano, ocorreu a comemoração dos 40 anos do primeiro voo de inspeção do GEIV no Paraguai. A cerimônia militar aconteceu na sede da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), e contou com a presença de representantes da DINAC, da MTAB e do GEIV.

A primeira Inspeção em Voo em território paraguaio com aeronaves brasileiras, utilizando o Embraer 110 Bandeirante, ocorreu de 14 a 31 de março de 1983, marcando o início da parceria entre Brasil e Paraguai. Desde então, o GEIV contribui, com o conhecimento dos seus pilotos e técnicos, na calibração e na certificação de equipamentos e procedimentos de navegação aérea, visando sempre a segurança do transporte aéreo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Entra na próxima fase do programa de ensaios de voo, para...

0
A empresa usará seu protótipo de aeronave eVTOL de produção para se preparar para os próximos ensaios de voo para crédito de certificação.