Joby anuncia onde ficarão suas instalações para produzir até 500 aeronaves por ano

Concepção gráfica da fábrica da Joby – Imagem: Joby Aviation

A fabricante aeronáutica Joby Aviation, empresa que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL, na sigla em inglês) para transporte de passageiros, anunciou ontem, 18 de setembro, em uma cerimônia oficial, que planeja localizar sua primeira unidade de produção em escala de aeronaves em Dayton, Ohio, local de nascimento da aviação norte-americana.

Os irmãos Wright, que inventaram e pilotaram a primeira aeronave motorizada, viveram e trabalharam em Dayton e abriram lá a primeira fábrica de aviões nos Estados Unidos em 1910.

Atualmente, a cidade também abriga a Base Aérea Wright-Patterson e o quartel-general do Laboratórios de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, que desempenhou um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento de Joby.

A Joby planeja construir uma instalação capaz de entregar até 500 aeronaves por ano no Aeroporto Internacional de Dayton, sustentando até 2.000 empregos. O local que selecionou tem potencial para suportar um crescimento adicional significativo ao longo do tempo, fornecendo terreno suficiente para construir mais espaço industrial. A construção da instalação de Ohio deverá começar em 2024 e entrar em operação em 2025. Joby planeja usar edifícios próximos existentes para iniciar operações de curto prazo.

O estado de Ohio, a JobsOhio e a subdivisões políticas locais ofereceram incentivos e benefícios de até US$ 325 milhões para apoiar o desenvolvimento das instalações, enquanto a Joby planeja investir até US$ 500 milhões à medida que amplia as operações no local.

A Joby também anuncia que foi convidada pelo Departamento de Energia dos EUA a apresentar uma Solicitação de Parte II para financiamento no âmbito do Programa de Garantia de Empréstimos do Título XVII, que fornece acesso a empréstimos a juros baixos para projetos de energia limpa e deve apoiar a expansão da instalação.

O investidor de longo prazo da Joby, a Toyota, que trabalhou no projeto e no lançamento bem-sucedido da Linha de Produção Piloto da empresa em Marina, Califórnia, planeja continuar a aconselhar a Joby enquanto se prepara para a produção em escala de seu táxi voador comercial de passageiros em Ohio.

A Joby planeja começar a contratar nos próximos meses, com as primeiras funções previstas para se concentrar na construção da instalação e na usinagem de peças que serão inicialmente incorporadas à linha de produção de baixo volume da Joby na Califórnia. Os interessados ​​em se candidatar a vagas nas instalações da Joby em Ohio podem registrar seu interesse em www.jobyinohio.com.

JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, disse:

“Estamos construindo o futuro da aviação exatamente onde tudo começou, em Dayton, Ohio. Os irmãos Wright aproveitaram a tecnologia revolucionária do seu tempo para abrir os céus, e pretendemos fazer o mesmo – desta vez, trazendo voos silenciosos e livres de emissões que esperamos que tenham um impacto igualmente profundo no nosso mundo.

Os EUA continuam a liderar a introdução desta tecnologia, com níveis de apoio sem precedentes em todas as áreas e níveis de governo. Somos extremamente gratos ao governador Mike DeWine, ao vice-governador Jon Husted, ao senador Sherrod Brown, ao senador JD Vance, ao representante Mike Turner e à equipe da JobsOhio por seu apoio, bem como aos representantes de muitos outros estados com quem trabalhamos durante este processo.

Nossa parceria com Ohio é um grande exemplo de como a parceria público-privada bem-sucedida entre a indústria e os governos locais, estaduais e federais pode dar vida a novas tecnologias importantes.”

A aeronave de produção de Joby foi projetada para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h, com alcance máximo de 160 quilômetros e um baixo perfil de ruído que quase não é audível no cenário das cidades. A empresa planeja operar essas aeronaves como parte de redes de compartilhamento de viagens aéreas em cidades e comunidades ao redor do mundo, a partir de 2025, aproveitando as parcerias que desenvolveu com a Delta e a Uber.

A sede, a pesquisa e desenvolvimento e as instalações de produção piloto da Joby permanecerão na Califórnia. Com aproximadamente 150 vagas abertas nas três unidades da empresa no norte da Califórnia, a Joby continua a aumentar sua presença no estado.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias