Passageiros ficam quase 24 horas presos a bordo de 787 após desvio e troca de tripulação

Boeing 787-9 da Etihad – Imagem: Aero Icarus / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

Passageiros a bordo de um voo da Etihad Airways afirmam que ficaram presos a bordo da aeronave por um total de quase 24 horas, após o jato ser desviado duas vezes para substituição de uma peça e por uma mudança não programada de tripulação. O caso ocorreu a bordo de um Boeing 787-9 registrado sob matrícula A6-BLT, que realizava o voo entre Toronto e Abu Dhabi na última sexta-feira (3).

De acordo com diversos relatos, os viajantes afirmaram que não podiam descer da aeronave e acusam a companhia de descaso, pois, ao chegarem ao destino, não havia nenhum colaborador da empresa para prestar assistência.

O voo EY-140 partiu do Aeroporto Internacional Pearson, de Toronto, por volta das 21h21, conforme dados do RadarBox. Entretanto, logo após a decolagem, os pilotos disseram aos passageiros que um problema técnico obrigava o retorno ao aeroporto para averiguação. A aeronave realizou algumas órbitas para queimar o excesso de combustível, antes de retornar em segurança. No solo, os mecânicos aguardavam o jato para inspeção.

Imagem: RadarBox

Durante um tempo no solo, necessário para que uma peça na aeronave fosse substituída, os passageiros foram instados a ficar sentados em seus assentos por quase seis horas e somente água foi oferecido, sem uma opção de refeição, informa o site Paddle Your Own Kanoo.

A aeronave decolou novamente, entretanto, durante o voo, o comandante solicitou a atenção dos passageiros e informou que a aeronave iria realizar uma escala no Kuwait, pois a tripulação havia atingido o limite horário de trabalho e permitido legalmente. Assim, após 11 horas de voo e mais duas horas para a troca de tripulação, a aeronave decolou novamente e chegou ao se destino em Abu Dhabi.

Neste ponto, muitos dos passageiros a bordo haviam perdido conexões e deveria esperar por mais horas até o próximo voo. Para aqueles que perderam suas conexões e foram colocado em hotéis, precisaram esperar por mais horas devido aos atrasos na imigração.

Imagem: RadarBox

Um dos passageiros a bordo reclamou em sua conta no Twitter do suposto descaso, dizendo que “as crianças estão vomitando devido às condições, os idosos estão ficando doentes. Nenhuma informação adequada da @etihad.

Respondendo ao usuário do Twitter por sua insatisfação, um porta-voz da companhia aérea respondeu: “Entendemos perfeitamente que uma mudança em seu voo não é agradável. Como a segurança e o conforto de nossos viajantes e tripulação são nossa principal prioridade, o voo foi desviado por motivos técnicos. Nossas equipes trabalham arduamente para corrigir essas coisas o mais rápido possível.

A acomodação do hotel estava pronta para todos os hóspedes, no entanto, isso pode ter demorado para ser oferecido devido às checagens de visto, que podem levar mais tempo, pois estão sujeitos às aprovações das autoridades“, concluiu a Etihad.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias