Peru estreia a segunda pista e a nova torre de controle de 65 metros do Aeroporto de Lima

Foto via Revista Caretas

Na segunda-feira (3), o Peru inaugurou a nova torre de controle e a segunda pista do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima. A obra faz parte de um grande projeto que exige um investimento de mais de 2 bilhões de dólares e inclui a construção de um novo terminal para passageiros.

A nova torre de controle tem 65 metros de altura e a segunda pista tem cerca de 3.480 metros de comprimento. Além disso, também estão previstas 10 quilômetros adicionais nas pistas de táxi, luzes para aproximação e sistemas de alerta.

A presidente do país, Dina Boluarte, destacou que este é um grande passo para o Peru e que o país não desistiu apesar das dificuldades. De acordo com o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), a entrada em funcionamento destes novos equipamentos será feita de forma progressiva, com voos programados periodicamente para garantir uma transição segura.

O novo terminal de passageiros já registou um avanço de 26% nas obras e as previsões do MTC indicam que será concluída em 2025. O terminal terá capacidade para atender 30 milhões de passageiros por ano, mais 7 milhões do que atualmente, com uma área construída de 210.000 metros quadrados.

Boluarte afirmou que o aeroporto tornar-se-á “o mais importante e moderno terminal aéreo da América do Sul“.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Já tem data para ser mostrado ao público o 1º modelo...

0
O Lilium Jet, projetado para oferecer baixo ruído e alto desempenho com zero emissões operacionais, representa um salto significativo na