Piloto de caça F-35 liga para a Polícia para avisar que ejetou e que não sabe onde o avião foi parar; ouça

Na quinta-feira (14/05), uma gravação telefônica notável surgiu nas redes, na qual o piloto do caça F-35B Lightning II americano da base Andrews tenta explicar para uma operadora do 911 (o número de emergência nos EUA, como o 190 no Brasil) o que aconteceu com ele.

A agência de notícias AP publicou três gravações de áudio (que podem ser ouvidas abaixo). Na conversa, o piloto faz referência ao uso do assento ejetável durante uma missão de treinamento, citando um problema na aeronave.

Ele também deixa claro que estava a cerca de 2.000 pés (600 metros) quando saiu do avião e que não sabe onde o equipamento foi parar. Posteriormente, soube-se que o F-35B caiu em um campo no condado de Williamsburg, a dezenas de quilômetros de distância. O piloto saiu ileso.

Outra parte curiosa dessa história é que um morador de North Charleston foi quem ligou ao serviço de emergência, dando conta ao funcionário sobre a visita inesperada em sua casa. “Temos um piloto em nossa casa, ele pousou no meu quintal”, explicou o homem, após o aviador aterrissar com eu paraquedas.

Foi depois do testemunho do morador que ocorreu a conversa extensa entre o piloto e a central de emergência, onde o sujeito descreveu que havia usado o assento ejetável para sair da nave da qual o mesmo pilotava. “Um avião militar caiu e eu sou o piloto. Temos que iniciar uma busca, não sei onde está o avião. O avião caiu em algum lugar, eu ejetei”.

A Força Aérea dos EUA informou que não emitirá nenhum comentário enquanto a investigação não achar seu desfecho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois jatos Embraer E170 serão usados em fretamentos especiais saindo das...

0
A ACC Aviation, grupo global de serviços de aviação, anunciou uma extensão da parceria existente com a Freedom II LLC, agora em seu terceiro