Uma distração fatal foi a principal causa de um acidente com um Cessna, que atingiu uma torre e caiu no Michigan, aponta o relatório emitido agora. O acidente aconteceu em 2021 em Saint Louis, cidade na região central do estado americano do Michigan, quando um avião Cessna C182H de matrícula N2430X fazia um sobrevoo a baixa altura seguindo um oleoduto que corta a cidade.
Ele voava entre 140 e 240 metros de altura à direita da área do oleoduto, que fica enterrado, mas cujo terreno é visível de cima, já que nenhuma construção é permitida. Segundo a AOPA, o padrão dos voos de inspeção é voar à direita do oleoduto para que piloto, que fica sentado no assento esquerdo da aeronave, possa inspecionar mais facilmente a área para qualquer mudança no terreno que possa indicar algum problema.
No entanto, momentos depois, o piloto cruzou o oleoduto e começou a voar à esquerda, colidindo com uma torre de transmissão de rádio local. O avião atingiu a torre com a asa esquerda, girando e caindo no chão, onde pegou fogo.
O piloto Slade Martin, de 23 anos, era o único ocupante e faleceu no impacto. Uma investigação feita pelo NTSB revelou que dois amigos dele viram ele postar um vídeo no Snapchat na hora do acidente.
Baseado em uma captura de tela deste vídeo e no horário, foi determinado que ele estava utilizando a rede social 2.4 km antes de colidir com a torre e que apenas 35 segundos se passaram da publicação da mídia até a colisão.
Com isso, foi determinado que a causa mais provável do acidente foi distração do piloto com o celular, que fez com que ele saísse da rota esperada e não prestassem atenção aos objetos no solo, em relação os quais deveria manter separação visual.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.