Piloto vai à justiça pedir permissão para portar uma adaga religiosa em aeroportos e a bordo de aviões

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um piloto da IndiGo está solicitando à corte indiana que emita uma diretiva ao governo e às companhias aéreas para garantir que ele possa livremente portar uma adaga religiosa Sikh em aeroportos e a bordo de aeronaves comerciais.

Em uma petição a um tribunal indiano, o piloto da IndiGo afirmou que, com base no Artigo 25 da Constituição do país, ele tem o direito de expressar livremente sua religião e portar uma pequena adaga curva conhecida como kirpan.

Conforme reporta a mídia indiana, em 11 de dezembro, o tribunal Nagpur do Tribunal Superior de Bombaim emitiu uma notificação ao Ministério da Aviação Civil, ao Diretor Geral da Força Central de Segurança Industrial (CISF) e à Agência de Segurança da Aviação Civil, detalhando o pedido do piloto da IndiGo.

Exemplo de kirpan

Em 4 de março de 2022, a Diretoria Geral de Aviação Civil (DGCA) afirmou que passageiros Sikh poderiam carregar kirpans em voos domésticos, desde que a lâmina não tivesse mais de seis polegadas. Uma emenda foi mudada em 12 de março de 2023, que permitia que Sikhs que trabalham em aeroportos também portassem kirpans.

No entanto, apesar da correção, o piloto afirma que a CISF ainda não está permitindo que ele carregue seu kirpan dentro dos aeroportos e que o artigo religioso também foi confiscado.

O próprio ato dos réus de não permitir que o requerente porte kirpan enquanto viaja, mesmo quando os passageiros são permitidos a portar o mesmo, é ilógico ou sem justificativa, pois é mais fácil controlar e monitorar as ações das partes interessadas e funcionários, como o requerente, do que monitorar os passageiros que estão viajando no voo”, escreveu o piloto em sua petição.

O piloto acrescentou: “Permitir que os passageiros carreguem kirpan é ilógico e sem justificativa de por que o requerente deve ser privado de portar o kirpan enquanto viaja.”

O piloto está solicitando que o Ministério da Aviação Civil emita orientações corretivas a todas as partes envolvidas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias