Pilotos decolam com base em cálculo errado e quase varam a pista em aeroporto alemão

Foto: Aeroporto de Nuremberg

Investigadores alemães encerraram uma investigação sobre um incidente ocorrido no início deste ano, quando um Boeing 737-700 operado pela KLM teria decolado com poucos metros faltando de pista e sobrevoado a cabeceira com menos de 30 metros de altura. O caso foi registrado no aeroporto de Nuremberg em 11 de março.

Segundo as informações da Autoridade de Investigação Alemã (BFU), compartilhadas pelo The Aviation Herald, a aeronave decolou de uma intersecção da pista 28, que tem comprimento total de 2.700 metros, mas havia um erro de cálculo de desempenho.

De acordo com as análises, durante o taxiamento os pilotos solicitaram ao Controle de Tráfego Aéreo autorização para decolar de um cruzamento da pista. A solicitação foi autorizada, porém, o comprimento restante da pista acabou por ser insuficiente para a decolagem dentro dos parâmetros de segurança.

Acontece que o motor foi configurado para gerar potência reduzida, como se os pilotos tivessem toda a extensão de pista para decolar. No entanto, com a decisão de decolar de uma intersecção, a pista ficou menor para o Boeing e quase não foi suficiente.

A BFU decidiu interromper sua investigação sobre o ocorrido, após a KLM reconhecer o erro e indicar que decidiu melhorar os procedimentos de cabine, através da implantação de um novo software. Isto tornou desnecessária a continuidade da investigação

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias