Início Empresas Aéreas

Pilotos são obrigados a desviar o avião, após empresa ter licença negada no meio do voo

A companhia aérea Air Mediterranean, que começaria a introduzir novos serviços de Atenas a Pristina nessa semana, acabou ganhando um verdadeiro “presente de grego”. Apesar de alegar ter todas as autorizações, seu avião não foi autorizado a pousar.

O Ex-Yu Aviation News relata que a Autoridade de Aviação Civil do Kosovo concedeu uma licença à Air Mediterranean e a revogou no mesmo dia, causando o desvio do voo para Thessaloniki.

O Aeroporto de Pristina, no Kosovo, tem uma forte presença de voos fretados e a Air Mediterranean deveria lançar voos dali para as cidades de Basileia, Munique, Stuttgart, Sharm-el-Sheikh, Malmo, Friedrichshafen, Paderborn e Lyon, substituindo as operações que ora foram da Orange2Fly. 

No entanto, algo aconteceu na última terça-feira, quando um dos três Boeings 737-400 da Air Mediterranean estava prestes a entrar no espaço aéreo do Kosovo e lhe foram negados os direitos de aterrissagem, enquanto ainda estava sobre o espaço aéreo da Macedônia, conforme imagem abaixo, extraída do FlightRadar24.

O Boeing 737-400 passou quase duas horas no ar antes de desviar para Thessaloniki, na Grécia, onde aterrissou às 14h45 na terça-feira, 11 de fevereiro.

A Autoridade de Aviação do Kosovo não fundamentou sua decisão de revogar a licença emitida à Air Mediterranean naquele mesmo dia.

De ônibus?

Como o Kosovo não tem boa cobertura para os aplicativos de rastreamento de voos, não dá para saber exatamente se o avião chegou a fazer os voos que havia acordado com os operadores turísticos. Mas, mais tarde nessa semana, a mesma aeronave foi vista em Munique, presumivelmente carregando os passageiros que deveriam voar de Pristina para a cidade alemã.

Quando a aeronave retornou, ela não seguiu para o Kosovo, mas voou para Skopje, no norte da Macedônia. Skopje está muito mais perto de Pristina do que Thessaloniki. Presumivelmente, a Air Mediterranean transportará passageiros de ônibus de Pristina para Skopje, de onde pode operar voos.

A Air Mediterranean divulgou sua intenção de reclamar às autoridades aeronáuticas europeias se a licença não for restabelecida. O Kosovo é signatário do Acordo sobre o Espaço de Aviação Comum Europeu, sob o qual a empresa tem o direito de voar de/para Pristina.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile