Pouso gravado por pilotos da LATAM mostra tempo ruim para voos em Canoas

Um vídeo de um pouso na Base Aérea de Canoas mostra como o clima tem piorado e atrapalhado toda operação de resgate e ajuda no Rio Grande do Sul.

Durante o pouso do Airbus A320neo de matrícula PR-XBH ontem, dia 11 de maio, a Base Aérea de Canoas estava encoberta por uma névoa úmida, com chuva leve e visibilidade de menos de 2.000 metros na cabeceira 13, de onde o jato se aproximava.

Apenas quando o avião está bem próximo da pista, em torno de 60 metros (200 pés) de altitude, é possível ver a pista surgindo no meio das nuvens. O pouso foi feito usando o procedimento RNAV, com guiagem por GPS, e permitiu que os pilotos chegassem perto da pista com segurança, aliado ao fato do sistema de luzes que permitiu ver a posição da pista momentos antes do ponto de arremetida.

Os resgates, por outro lado, ficaram suspensos por maioria do dia de ontem, exatamente pela falta de visibilidade e pelo fato de não existirem procedimentos por instrumento para sobrevoos a baixa altura e distantes de aeroportos.

Veja o vídeo abaixo, onde também é possível notar a quantidade de nuvens carregadas próxima ao solo com o radar meteorológico mostrando uma grande mancha verde:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias