Prefeito goiano é preso ao tentar embarcar em voo portando uma pistola Glock

Um prefeito de uma cidade em Goiás foi preso ao tentar embarcar num voo no Ceará portando uma pistola Glock.

Foto – DepositPhotos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A arma econtrada com o Prefeito da cidade de Formosa, em Goiás, é uma G17 GEN 5, da austríaca Glock, que inclusive tem uma empresa aérea própria, e é bastante conhecida mundialmente por ser a menos sucetível a falhas, em contrastate com as fabricadas no Brasil.

O Prefeito de Formosa, Gustavo Marques (Podemos-GO), estava a embarcar num voo privado em Fortaleza, quando foi abordado pela Polícia Federal, que encontrou consigo a Glock G17, que é de propriedade do próprio político.

Mas Gustavo não poderia estar portando uma arma no aeroporto e foi preso por porte ilegal, já que o calibre 9x19mm se tornou recentemente restrito e o porte de arma de calibre restrito é um crime inafiançável.

Apesar de ser um crime inanfiaçável e com prisão em flagrante, a Justiça do Ceará liberou o prefeito nesta amanhã do dia 3, após pagamento de fiança de R$7.500, e ele responderá o processo em liberdade.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em depoimento, ele alegou que comprou a arma em 2019, de maneira legal, após receber ameaças, mas não explicou por que a estava portando em um aeroporto. A Prefeitura de Formosa informou em nota que “as novas normas acarretaram dúbio entendimento e/ou subjetividade de interpretação em relação a autorização do porte de arma de fogo“.

As regras de porte em aeronaves não mudaram desde 2018, quando a Resolução 461 da ANAC restringiu apenas para Polícias Federais ou membros do GSI o porte de arma dentro de qualquer aeronave. As exceções são os Polícias Militares e Civis que fossem necessitar a arma logo após o desembarque, sendo necessário um pedido especial junto à PF.

Anteriormente a isso, qualquer policial podia levar uma arma desmuniciada consigo a bordo da aeronave, desde que tivesse o porte emitido pela coorporação. De qualquer maneira, em nenhum momento na legislação brasileira civis tiveram porte em aeroportos ou aeronaves, e as recentes mudanças do decreto nº 11.615/23 não modificaram isso, independente de ter o porte emitido pela PF ou não.

Divulgação – PF
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Regra final para limitar as partículas de carbono emitidas por motores...

0
Os fabricantes de motores terão de seguir novas normas de emissões para reduzir os efeitos nocivos para a saúde e o ambiente.