Primeiro piloto a voar o caça Gripen da FAB tem voo para o espaço confirmado

O novo astronauta da Suécia já tem um voo confirmado ao espaço e é o piloto-chefe de testes da Saab, Marcus Wandt.

Divulgação – SAAB

A Saab é uma das empresas co-financiadoras do projeto que torna possível um voo espacial e garante que a Suécia esteja na vanguarda da pesquisa espacial.

Nesta sexta-feira, 16, foi anunciado que Marcus Wandt, piloto-chefe de testes do caça Gripen na Saab, e que fez o primeiro voo do caça Gripen no Brasil, participará de um voo espacial para a Estação Espacial Internacional (ISS).

“Estamos muito felizes por Marcus e, é claro, muito orgulhosos pelo fato de um funcionário da Saab ser o próximo sueco no espaço. Isso mostra nossa capacidade de atrair funcionários talentosos. Isso é importante para a indústria sueca e para a inovação sueca”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

Em novembro de 2022, Marcus Wandt foi selecionado como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA). Em abril de 2023, ficou claro que o objetivo da Suécia é levar um novo astronauta sueco ao espaço.

“É uma sensação fantástica e estou muito orgulhoso de me tornar o próximo astronauta sueco no espaço. Como piloto de Gripen na Saab, estou acostumado a voar em velocidades muito altas e a superar meus limites. Estou ansioso para levar essas experiências para o espaço”, disse Wandt.

A Saab é a maior empresa sueca contribuinte para esse voo espacial. Durante muitos anos, a Saab apoiou um grande número de projetos suecos de pesquisa e desenvolvimento. Com foco em inovação e tecnologia avançada, a Saab quer contribuir para manter a Suécia e a indústria sueca na vanguarda, inclusive na área aeroespacial.

Pela Assessoria de Imprensa da SAAB

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias