GOL Linhas Aéreas recebe autorização para levar cargas nos assentos e ‘bins’ de seus aviões de passageiros

Boeing 737 MAX-8 da GOL Linhas Aéreas – Imagem ilustrativa

EXCLUSIVO – A GOL Linhas Aéreas está, desde a última sexta-feira, 17 de novembro, autorizada a utilizar de seus aviões de transporte de passageiros para transportar cargas na cabine.

Segundo informações às quais o AEROIN teve acesso, a empresa brasileira recebeu da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) a autorização para transportar cargas na cabine de passageiros utilizando os “bins” (compartimentos superiores de bagagem) e os assentos com a instalação do “Seat Container”, conforme procedimentos aprovados.

A autorização vale para toda a frota da GOL, que atualmente é composta pelos modelos Boeing 737-700 e 737-800 da geração anterior (Next Generation – NG) e o modelo Boeing 737-8 da mais recente geração MAX.

A modalidade de transporte de cargas na cabine de passageiros foi muito utilizada por companhias aéreas em todo o mundo durante a pandemia de Covid-19. As empresas aproveitaram que os aviões estavam parados por falta de passageiros, e que havia alta demanda de carga aérea no período, para utilizá-los temporariamente como transportadores de cargas.

A medida foi uma alternativa para que o transporte de cargas pudesse ser feito sem que os aviões passassem pelo longo e profundo processo de conversão de passageiro a cargueiro, que envolve modificações estruturais e custos elevados.

Azul A320neo transporte carga
Imagem: Azul Linhas Aéreas

Apesar do amplo uso por muitas empresas no período pandêmico, incluindo a Azul e a LATAM, a GOL optou por não aderir à modalidade naquele momento.

Vale ressaltar que as companhias aéreas não realizam o transporte de carga na cabine em voos com passageiros, e sim em voos exclusivamente cargueiros.

O AEROIN solicitou à GOL mais informações sobre esta novidade em suas operações e trará atualização conforme a resposta da companhia.

Atualização: nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a companhia apresentou a seguinte nota sobre a solicitação de informações:

A GOL foi autorizada pela ANAC a realizar o transporte de cargas na cabine de passageiros (bins e seat container). Essa autorização é restrita ao transporte de cargas sem passageiros a bordo e seguiu a regulamentação vigente, procedimentos operacionais e de segurança.

Esta nova modalidade de transporte visa aumentar a eficiência operacional da GOL, permitindo maximizar a utilização das aeronaves, além de aumentar a oferta aos clientes e reduzir o tempo de transporte das cargas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias