Qantas finaliza pedido incremental para nove Airbus A220-300, o rival do E2

Airbus A220 – Imagem: Airbus

Paris Airshow 2023 – O Qantas Group da Austrália finalizou um pedido incremental para nove A220-300, elevando sua carteira de pedidos total para o tipo para 29 aeronaves. 

O A220 foi originalmente selecionado pela Qantas como parte de um grande programa de substituição de frota anunciado em maio de 2022, que também incluiu pedidos do A321XLR e do A350-1000. A transportadora havia anunciado sua intenção de encomendar os A220 adicionais em fevereiro deste ano.  

A companhia aérea australiana receberá seu primeiro A220 no final deste ano e operará o tipo principalmente em sua extensa rede de rotas domésticas. Combinando tecnologias, o A220 pode voar mais longe do que outras aeronaves em sua categoria de tamanho, ao mesmo tempo, em que reduz drasticamente o consumo de combustível e as emissões. 

Temos o prazer de anunciar este pedido incremental da Qantas. O melhor da classe, o A220 será a plataforma perfeita para uma rede doméstica que inclui tudo, desde pequenos trechos até voos de cinco horas ou mais. Combinando eficiência, conforto e maior alcance, o A220 também contribuirá desde o primeiro dia para o Plano de Ação Climática de longo alcance da transportadora”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International.

O A220 é o avião mais moderno em sua categoria de tamanho. Projetado especificamente para o segmento de 100 a 150 assentos, ele pode voar até 3.450 milhas náuticas (6.400 quilômetros). O A220 tem a maior cabine, assentos e janelas de sua classe, oferecendo conforto superior aos passageiros. 

A aeronave é equipada com motores Pratt & Whitney GTF de última geração. Assim como todas as aeronaves Airbus, o A220 já é capaz de operar com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF). A fabricante pretende que todas as suas aeronaves sejam capazes de operar com 100% SAF até 2030. 

Desde o início, a europeia recebeu cerca de 800 pedidos de 30 clientes para o A220, dos quais 265 foram entregues. O A220 já está em serviço com 16 companhias aéreas em todo o mundo.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Por que muitos dos pilotos de companhias aéreas não podem ter...

0
Embora cada vez mais homens optem por usar barbas como forma de expressão pessoal, o mesmo não se pode dizer sobre os pilotos de companhias