A megaestrutura que é o A380 mostra-se algo incrível de se ver, e mais ainda de se voar. Todo esse tamanho significa que há muito espaço para as companhias aéreas colocarem suas próprias ideias na aeronave. Mas qual seria a capacidade máxima do gigante, e como são as configurações usadas ao redor do mundo?

Nos 14 clientes que compraram o A380, cada um tem sua própria maneira de configurar o interior. Felizmente, a maioria foi gentil com o passageiro, com espaço decente para as pernas e uma quantidade razoável de assentos premium.
No entanto, uma companhia aérea pretendia configurar a aeronave da maneira menos amigável possível para os passageiros.
Muita gente!
A Air Austral, baseada nas longínquas ilhas francesas de Reunião no Oceano Índico, encomendou dois gigantes, e planejava equipá-los com nada menos que 840 assentos, todos em classe econômica.
De uma das maneiras menos confortáveis possíveis, a companhia aérea utilizaria essas aeronaves para deslocar pessoas entre seu distante hub e capital Paris.
Felizmente, a Air Austral nunca foi adiante com sua compra dos dois A380, mas presumiu-se que seria apenas uma questão de tempo até alguém buscar a capacidade máxima de passageiros. Embora a Airbus esteja agora encerrando a produção do modelo, será que alguém ainda vai reconfigurar algum exemplar usado?
Mas qual a capacidade máxima do A380?

Segundo a Airbus, a capacidade máxima absoluta de passageiros do A380 é de 868 passageiros em um layout de classe única. Esse o valor aprovado pelo projeto da aeronave, de forma que somente uma alteração de engenharia com uma análise e aprovação regulatória poderia adicionar mais assentos.
Isso envolveria 538 assentos no andar inferior e 300 no andar superior. Nenhuma companhia aérea ainda solicitou esse layout e, de fato, os atuais proprietários do Airbus A380 não chegam nem perto disso.
A maioria dos operadores usa uma configuração de três classes, que a Airbus menciona em seus materiais de marketing como sendo “confortável” para 544 passageiros. Mas, mesmo esse número é mais alto do que a maioria das companhias aéreas escolhe, com apenas a Air France chegando perto dessa capacidade.
De todos os A380 atualmente em serviço, o número de passageiros transportados varia entre 379 e 615.
A pior configurações que voa hoje
Os A380 que transportam mais passageiros atualmente pertencem à Emirates.
As aeronaves especialmente configuradas começaram a operar para a companhia aérea de Dubai em rotas para Copenhague. Eliminando a primeira classe no andar superior, a companhia substituiu por 120 assentos de econômica, além dos 58 normalmente utilizados em classe executiva.
Para completar esse A380 de 615 lugares, a Emirates oferece 437 assentos no andar inferior, todos em classe econômica.

As melhores configurações atuais
A companhia aérea com menos assentos no A380 é a Singapore Airlines, que tem uma configuração de 379 passageiros.
Este gigante premium oferece, no andar inferior, 12 assentos de primeira classe que podem ser unidos dois a dois para formar camas de casal, 36 áreas premium e 245 posições de classe econômica. No andar de cima são nada menos do que 86 assentos de classe executiva!

A Korean Air também possui um A380 abaixo dos 400 lugares. Seu layout próprio premium apresenta 12 suítes de primeira classe e 293 assentos de econômica no andar inferior, e impressionantes 94 assentos de classe executiva, todos no andar superior.
Mas se você procura o luxo extremo, a mesma Emirates dos A380 de 615 assentos ainda possui configurações que oferecem 14 assentos / suítes de primeira classe de altíssimo padrão, todas no andar superior.

Obviamente, não são apenas os assentos que o A380 hospeda. As companhias aéreas também foram criativas de outras maneiras que usam seus espaços.
A Air France optou por uma galeria de arte eletrônica, enquanto a Etihad criou ‘The Residence‘, bem como salas de oração privadas.
Muitos possuem bares a bordo, enquanto a Emirates inclui, notadamente, chuveiros para seus passageiros premium.

Veja a seguir mais algumas matérias com curiosidades sobre o A380 e algumas sobre seus interiores: