Ribeirão Preto (SP) pode contar com voos internacionais em 2025

Imagem: Prefeitura de Ribeirão Preto

O segundo principal aeroporto do interior de São Paulo, considerado estratégico pela localização e pelo movimento, o Leite Lopes, localizado na capital nacional do agronegócio, Ribeirão Preto, a 312 km da capital paulista, pode contar com voos internacionais a partir do ano de 2025.

O aeroporto, que foi recém atualizado com um terminal de passageiros novo e modernizado pela administradora Rede VOA, pode ser contemplado com voos para destinos turísticos e paradisíacos, como países do Caribe, América do Sul, e América Central, aponta o presidente da concessionária, Marcel Moure ao g1.

A Rede Voa de aeroportos já protocolou junto à SAC (Secretaria de Aviação Civil) do governo federal e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tinha um processo que estava paralisado desde 2003 para carga, e o Aeroporto Leite Lopes vai ser internacional para carga e passageiros com capacidade a partir de 2025 de termos voos para América Central, Caribe e América do sul, com voos comerciais regulares“, afirmou o presidente da empresa e coronel.

O presidente da empresa pondera que não há a necessidade da ampliação da pista de pousos e decolagens para a internacionalização do aeroporto, já que ela conta com 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura e comporta diversas aeronaves de médio e grande porte que podem realizar esses voos internacionais, como Airbus A321 e Boeing 737 MAX.

Acreditamos que, uma vez estando com essa ampliação do terminal com embarque e desembarque segregados, doméstico e internacional, aí sim cumprimos as exigências junto à Anac (…) com esses aviões podemos tranquilamente fazermos a rota para o Panamá, para a Guatemala, para América Central, para toda América do Sul“, aponta Moure.

Novo terminal de passageiros do Leite Lopes

A nova área de embarque do aeroporto ribeirão-pretano, comportará até 400 passageiros sentados, e agora possuí catracas eletrônicas, além de novas salas comerciais e retrofit total de sanitários. Essa é a primeira fase de três, de reformas de ampliação do terminal e conta com investimento de R$ 4 milhões

Além das melhorias citadas, esta primeira fase da obra, que integra uma intervenção com previsão de término em 2024, inclui, ainda, a compra de novos equipamentos de ar-condicionado, troca de sistemas elétricos e uso de lâmpadas de LED, manutenção de sistemas visuais do aeroporto (para taxiway e pátio) e manutenção de áreas externas e internas.

Para a segunda fase de ampliação, que terá início em janeiro de 2023, está prevista a construção de um boulevard, integrado ao terminal de passageiros, em um projeto sustentável, com proposta ousada de arquitetura e paisagismo. O prazo de entrega da segunda fase é julho de 2023.

Já a fase de ampliação final do terminal (terceira fase), será realizada no mês de julho de 2024, com investimento total de R$ 18,5 milhões. As benfeitorias têm como objetivo tornar o espaço mais moderno, melhorar a experiência dos usuários, além de ampliar a capacidade para novos voos.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Equipe do Batalhão de Aviação da PM de Santa Catarina é...

0
O Governo do Estado de Santa Catarina informa que se solidariza, mais uma vez, com a situação vivida no Rio Grande do Sul em razão das fortes