Roc, o avião com a maior asa do mundo, registra seu recorde de maior tempo de voo

O Roc em aproximação para pouso, em cena de um dos vídeos abaixo – Imagem: oisiaa, via YouTube

A Stratolaunch, empresa norte-americana que desenvolveu o avião com a maior asa do mundo para realizar lançamentos aéreos de foguetes e veículos supersônicos e hipersônicos, completou nessa sexta-feira, 13 de janeiro, mais um dos ensaios em voo para coleta de dados.

A aeronave Modelo 351, também denominada como Roc em alusão à lendária enorme ave de rapina na mitologia popular do Oriente Médio, tem 117 metros de envergadura e é impulsionada por seis motores PW4056, para que possa transportar até 250 toneladas de carga externa em suas missões.

Decolando e pousando de sua base no Mojave Air and Space Port, no Deserto de Mojave, Califórnia, o voo dessa sexta-feira foi o nono desde que o Roc decolou pela primeira vez, e definiu o novo recorde do projeto em termos de tempo de voo, com cerca de 6 horas no ar.

A missão também representou o segundo transporte do veículo de teste de separação Talon-A, denominado TA-0, preso ao montante (suporte) fixado no centro da grande asa. Os objetivos do teste foram verificar os sistemas de dados a bordo e praticar a sequência para o teste de separação.

Além disso, pela primeira vez o enorme avião voou para fora de região do Deserto de Mojave, tendo se deslocado até próximo do litoral Oeste dos Estados Unidos.

Trajetória e dados do voo – Imagem: RadarBox

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião A330 da Azul faz 22 voltas antes de pousar, ao...

0
Um movimento da grande aeronave nessa noite de segunda para terça-feira despertou a atenção de diversas pessoas no interior de São Paulo.