Início Variedades

‘Se você ouvir esse sinal durante o voo, pode se preocupar’, ensina comissário de bordo

man person people train
Photo by Gratisography on Pexels.com

Quem já viajou de avião com certeza já ouviu aqueles sinais sonoros curtos, típicos de todo voo, que chamam a atenção da equipe de bordo. Normalmente, é apenas um passageiro chamando um comissário para algum pedido ou é hora de apertar o cinto de segurança. Mas outras vezes, o passageiro comum pode não identificar o motivo e, a depender do sinal, muita coisa pode estar ocorrendo.

O comissário de bordo e TikToker, Tommy Cimato, explicou a situação.

“Um sinal único sinaliza uma chamada para um comissário ir até um passageiro. O toque alto-baixo é o aviso de uma chamada telefônica de outra parte do avião. Nas aeronaves menores pode ser um pedido para a equipe se reunir”, explica o apresentador.

Agora, há também o sinal que nenhum passageiro vai gostar de saber o significado. “Três toques intercalando alto e baixo, que sinalizam uma situação de emergência, mas fique tranquilo, você nunca vai ouvir isso”, diz ele, lembrando que o avião segue como meio de transporte mais seguro.

O fato, é que tudo faz parte do protocolo de serviços e segurança da aeronave para o conforto do seu voo. Confira abaixo, no idioma original, em inglês:

Além dos sinais apresentados por Tommy, há outros que podem ser ouvidos a bordo de uma aeronave. Um sinal logo após a decolagem normalmente significa que o sinal do cinto de segurança foi desligado. Já um sinal triplo baixo significa que a tripulação deve se preparar para a turbulência.

É importante lembrar que esses códigos sonoros não são regulados por acordos internacionais, mas são definidos pelas empresas aéreas. Embora sejam similares em diversas partes do mundo, não se pode afirmar que são universais e podem variar em algumas companhias. 

Enquanto esses são os sinais mais comuns, outros são mantidos em segredo por companhias por motivos de segurança.