Sem o 737 MAX 9, Alaska antecipa estreia de seu Boeing 737 MAX 8

Primeiro 737 MAX 8 da Alaska – Divulgação

Em meio aos problemas com o Boeing 737 MAX 9, a Alaska irá recorrer à versão menor do jato para fazer alguns voos. A empresa de Washington recebeu no último dia 28 de dezembro de 2023 o primeiro jato 737 MAX 8, quando já tinha uma quantidade significativa da versão maior, a MAX 9.

No entanto, 8 dias depois aconteceu o acidente voo AS-1282, onde uma porta tampão (presente apenas no MAX 9) saiu voando e resultou na proibição de voo do modelo.

Enquanto esta proibição está perto do fim com a publicação de normativa da FAA que especifica a inspeção a ser feita e a liberação caso tudo esteja nos conformes, a empresa ainda reprograma os voos com a aeronave, aguardando mais detalhes das autoridades.

E uma das rotas mais impactadas com a proibição do MAX 9, que é maior aeronave operada hoje pela companhia, é a que liga sua base principal de operações e sede em Seattle com Los Angeles, principal cidade da costa-oeste americana e hub de várias companhias aéreas parceiras.

Para a data de 23 de janeiro, já está programado o voo com o 737 MAX 8 na rota, antecipado sua estreia que seria apenas no dia 15 de fevereiro, como nota o fotógrafo de Seattle e referência no acompanhamento de aeronaves recém-entregues, Brandon Farris.

O voo AS-1220 que parte às 12h20 de Seattle está com o 737 de matrícula N801AK escalado, que é o primeiro (e único) MAX 8 recebido pela Alaska. Esta programação ainda pode mudar, mas indica no momento que a companhia não espera uma liberação nos próximos dias para o MAX 9.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Entra na próxima fase do programa de ensaios de voo, para...

0
A empresa usará seu protótipo de aeronave eVTOL de produção para se preparar para os próximos ensaios de voo para crédito de certificação.