Início Acidentes e Incidentes

Sete helicópteros e um avião atuam no resgate de vítimas após teleférico despencar na Turquia

Um acidente de teleférico no distrito de Konyaaltı, em Antália, resultou na morte de uma pessoa e deixou 10 feridos. As equipes de resgate conseguiram retirar 137 passageiros de 19 cabines, faltando ainda o socorro a 29 pessoas em 5 cabines aéreas, informou a agência estatal turca Anadolu.

O poste do teleférico de Tünektepe, bastante movimentado em função do feriado de Eid al-Fitr, tombou por razões ainda desconhecidas. Esta ação resultou no deslocamento de uma das cabines, que acabou por ser esmagada após chocar-se com o poste.

Memiş Enes Gümüş, advogado de 54 anos que passava as festividades do Eid al-Fitr com a família em Antalya, foi confirmado como a vítima fatal. Sua esposa e dois filhos, também presentes no acidente, receberam cuidados médicos e encontram-se em tratamento.

Os esforços de resgate ainda continuam para as pessoas restantes que estão suspensas nas cabines do teleférico. Equipes de resgate compostas por AFAD, gendarmeria, polícia, militares, UMKE, ONGs e bombeiros, com o auxílio de 7 helicópteros, 1 avião de carga militar, 108 veículos, 6 ambulâncias e drones, estão trabalhando ininterruptamente para evacuar as vítimas restantes.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, em pronunciamento em suas redes sociais, afirmou que a operação está sendo conduzida da forma mais meticulosa possível e que 112 pessoas já foram resgatadas com sucesso.

Após serem resgatadas, 17 vítimas feridas foram hospitalizadas e encontram-se em tratamento. As outras 68 pessoas que foram retiradas das cabines dispensaram o transporte ao hospital após passarem por exames médicos nas ambulâncias.

No local, equipes do Ministério da Família e dos Serviços Sociais proporcionam suporte psicológico e atendem a várias necessidades dos cidadãos que aguardam por notícias de seus familiares.

O Ministério da Defesa Nacional também anunciou que um helicóptero do tipo AS-532 Couger do 3º Comando da Base de Jato Principal em Konya foi destacado para somar aos esforços de resgate após o acidente do teleférico. Até o momento, os esforços de resgate seguem e ainda persiste o desafio de evacuar todas as pessoas em segurança.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.