SNA e Aposentados da Transbrasil se reúnem com órgão da AGU para debater o caso Aerus

Imagem: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Transbrasil (AAPT) se reuniram com representantes da CCAF (Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Federal), órgão integrante da AGU (Advocacia-Geral da União), para debater a possibilidade de um acordo para solucionar as questões da Massa Falida da Varig e do fundo de pensão Aerus.

A União reconheceu a necessidade da formação e capitalização de um novo fundo para pagamento dos benefícios dos participantes, para que a responsabilidade seja atribuída a esse novo fundo e não mais à União, conforme vem ocorrendo nos últimos anos. Esse novo fundo sugerido pela União poderia ser, inclusive, uma instituição financeira capaz de gerir e realizar os pagamentos mensais aos participantes.

Os representantes da CCAF destacaram que ainda é preciso evoluir e detalhar planilhas e teses para definir um valor exato a ser ofertado. A expectativa da Câmara de Conciliação é que a proposta, que deve ser apresentada nos próximos meses, possa atender, minimamente, a Classe I (trabalhadores) e a Classe II, sobretudo o Instituto Aerus, conforme Quadro Geral de Credores.

O SNA reforçou a necessidade de um acordo que contemple a todos os participantes do Aerus, independentemente de Patrocinadora, bem como que todos estejam protegidos até o final de suas vidas.

“Também destacamos a necessidade de pagamento de verbas atrasadas, situadas entre a liquidação dos planos e a data da antecipação de tutela. Reiteramos, ainda, que o valor da 3ª fonte de financiamento fosse apurado e considerado para fins de acordo. O SNA manterá a todos informados sobre os desdobramentos do caso”, disse a nota do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.