SNA e Ifalpa fazem alerta sobre a situação dos pilotos da Latam Paraguay

Em comunicado publicado no dia 29 de maio, a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) faz um alerta sobre a deterioração da situação trabalhista dos pilotos da Latam Paraguay, que, segundo a Federação, estão sendo intimidados e incentivados pela empresa a se desassociar do SAT Paraguay (Sindicato de Aeronavegantes de TAM Mercosur), entidade sindical que representa os pilotos da Latam Paraguay. 

De acordo com denúncias, a companhia estaria privilegiando os pilotos que não fazem parte do sindicato, em detrimento dos que são associados, fazendo com que a associação esteja à beira da extinção, por não contar com número mínimo de associados determinado por lei.

O texto, publicado durante a 76ª Conferência Anual da Ifalpa em Singapura, da qual o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) do Brasil participou e também representou o Paraguai, ressalta que a liberdade de expressão e de associação para formar sindicatos e se engajar em negociações coletivas são garantidas pelas Convenções 87 e 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificadas pelo governo paraguaio.  

Assim, a Ifalpa e o SNA declaram que esperam que os direitos dos pilotos sejam respeitados e que a Latam Paraguay cesse imediatamente sua campanha de intimidação contra seus pilotos que querem apenas exercer o direito à liberdade de expressão e de associação.

O documento original da Ifalpa sobre a questão é disponibilizado pelo SNA neste link.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM e Zurich celebram os novos voos cargueiros ligando a Europa...

0
Teve início neste mês a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, operada pela afiliada de carga do grupo LATAM. Com decolagens