SNA se posiciona contra o projeto de lei que libera as regras de cabotagem aérea na Amazônia Legal

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal deve votar o PL 4.392/2023, de autoria do senador Alan Rick (União-AC). O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica para que a cabotagem aérea passe a ser permitida na região da Amazônia Legal.

O relator do PL, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer favorável e ainda acrescentou uma emenda para retirar a exigência de tripulação nacional nos voos de transporte doméstico operados por empresas estrangeiras.

“O SNA é totalmente contrário a esse projeto, já que a emenda apresentada pelo relator elimina a exigência de tripulação brasileira, indo na contramão do investimento na criação de postos de trabalho brasileiros“, diz o SNA.

“Outro fator preocupante é que o referido projeto tramita em decisão terminativa, ou seja, se for aprovado pela CI, pode seguir diretamente à Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado”, prossegue.

“O SNA está atento à tramitação do projeto e está trabalhando junto aos senadores para que os direitos dos aeronautas brasileiros sejam preservados”, conclui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de