STJ autoriza redistribuição de slots da extinta Pantanal Linhas Aéreas

Imagem: aeroprints.com, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de sua 2ª Turma deu decisão parcialmente favorável a um recurso ajuizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que autoriza a redistribuição dos slots concedidos à extinta Pantanal Linhas Aéreas, no Aeroporto de Congonhas na cidade de São Paulo. A partir desse sinal verde do órgão de poder judiciário, a agência passa a assumir interinamente a gestão desses ativos.

Essa não é a primeira vez que o STJ interfere no caso dos slots da Pantanal, empresa incorporada à TAM em em 2009 e extinta em agosto de 2013.

Segundo informações do site ConJur, esses slots já haviam sido repassados para a agência veiculada ao Ministério da Infraestrutura em virtude da decisão do ministro Cesar Asfor Rocha, em 2009, quando cessou de maneira liminar a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que impedia a ANAC de agir, mas só foi julgado agora em julho de 2022.

Para o relator do caso, o ministro Og Fernandes, a decisão tomada pelo TJ-SP teve causas sistêmicas, excepcionalmente por se tratar de uma concessão com alta disputa, não somente no aeroporto paulistano, mas em qualquer aeroporto, e que também não é cabível obedecer a lógica econômica e administrativa unicamente aos interesses da empresa.

Não resta dúvida de que a agência reguladora do setor detém competência e capacidade institucional superior a do Judiciário para identificar se o interesse econômico da coletividade, nele considerado o dos usuários diretos do sistema, que desejam voar e transportar cargas, é melhor atendido pela manutenção dos slots com a empresa em recuperação ou com outras“, afirma o ministro do STJ.

Ficarão sob gestão da ANAC, ao todo 61 slots, sendo 31 para pousos e 30 para decolagens em Congonhas, não transferíveis, passíveis de incorporação, ainda que tangencial, aos direitos da extinta empresa aérea.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Projeto que obriga transporte de animais em cabine de avião é...

0
A Câmara aprovou projeto de lei que obriga as companhias aéreas a transportar cães e gatos dentro da cabine do avião, junto dos passageiros.