Um homem de 40 anos foi preso nesta semana no aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, enquanto tentava embarcar em um voo para deixar o país. A prisão ocorreu em uma operação liderada pelo comando antiterrorista da Scotland Yard, que lida com questões de espionagem.
De acordo com reportagem do jornal britânico The Guardian, o passageiro, que não teve o nome revelado, foi preso na segunda-feira (13), sob a Lei de Segredos Oficiais, por suspeita de espionagem no Reino Unido. A detenção foi feita assim que o homem se apresentou no balcão da companhia aérea e foi testemunhada por outras pessoas no saguão naquele momento.
Não há informações sobre qual seria o destino da viagem do suspeito, nem a nacionalidade, mas testemunhas ouvidas pelo jornal informaram que se trataria de um falante de russo. A polícia confirmou que se tratava de uma investigação sobre espionagem, mas não deu detalhes.
Os serviços de segurança britânicos intensificaram o trabalho de contraespionagem enquanto tentam impedir os esforços russos de espionar o Reino Unido e alertaram publicamente sobre a crescente ameaça.