Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo completou 36 anos de atividades

Imagem: Cabo Pedro Henrique – Divulgação / DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) teve seu aniversário de 36 anos de atividade celebrado na última quarta-feira, dia 27 de março, com cerimônia militar na sede da unidade, em Recife (PE).

O Regional é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da região Nordeste e parte do Oceano Atlântico, totalizando uma aérea de 13,5 milhões de quilômetros quadrados.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e contou com a presença da comitiva do Departamento, composta pelos Comandantes, Presidentes, Diretores e Chefes das Organizações Militares subordinadas, que estavam participando da primeira Reunião dos Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (RECOSCEA).

O Comandante Interino da unidade, Tenente-Coronel Aviador José Evânio Guedes Júnior, falou sobre a união do efetivo em prol do controle do espaço aéreo da região: “Em um momento de perda, nosso efetivo de fortaleceu ainda mais. Somos homens e mulheres dedicados ao serviço da pátria e à defesa da Nação. Gaviões, como somos reconhecidos, são fortes e ágeis, e hoje, afirmo com convicção que juntos somos muito mais fortes”.

A cerimônia ainda contou com a entrega dos Prêmios de Destaque Profissional do ano de 2023, concedido aos graduados e praças que se sobressaíram no desempenho de suas atividades, e da entrega da medalha militar, uma gratificação concedida aos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, pelos bons serviços prestados. Por fim, o efetivo desfilou em continência ao Diretor-Geral do DECEA.

Imagem: Cabo Pedro Henrique – Divulgação / DECEA

Sobre o CINDACTA III

O CINDACTA III atua em uma área de 13,5 milhões de quilômetros quadrados, sobre o Nordeste do País e parte do Oceano Atlântico. A unidade opera de forma ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu.

Com um efetivo de mais de mil profissionais, entre militares e civis, o CINDACTA III gerencia dois Centros de Controle de Área (ACC), oito Controles de Aproximação (APP), seis Torres de Controle de Aeródromo (TWR), além das Estações de Telecomunicações Aeronáuticas e das Estações Permissionárias de Tráfego Aéreo (EPTA), distribuído pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdição.

A unidade conta com doze Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs), onde estão localizados os meios, sistemas e equipamentos que dão suporte ao controle efetivo do espaço aéreo sob a responsabilidade do órgão.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias