Treinador de dois lugares LCA Tejas produzido em massa na Índia decolou pela primeira vez

Foto via HAL no Twitter

Completando um marco importante no programa LCA Tejas, o primeiro avião a jato de treinamento produzido em massa na Índia fez seu voo inaugural hoje, reportou o site Aviacionline.

A aeronave com matrícula LT 5201 decolou pela primeira vez do aeroporto que a empresa aeroespacial estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) possui na cidade de Bangalore, onde realizou com sucesso um sobrevoo de 35 minutos, durante o qual foram verificadas as características de voo e desempenho esperados no projeto.

A Força Aérea Indiana (IAF) tem um pedido firme para 18 LCA Tejas de treinamento avançado de dois lugares como este. De acordo com o site de defesa indiano IADN, o LT 5201 é a primeira de três aeronaves em Configuração Operacional Inicial (IOC), a serem seguidas por outras quatro em Configuração Operacional Completa (FOC), encerrando este primeiro contrato com mais 10 Mk-1A de dois assentos.

O desenvolvimento e produção dos treinadores Tejas de dois lugares foi contemplado no contrato para 83 LCA Tejas Mk-1A assinado com a HAL em janeiro de 2021.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos

Iniciado pelo Aeroporto de Viracopos o Projeto “Guardiões de VCP”, voltado...

0
A ação consiste na realização de atividades e palestras que visam promover a conscientização sobre os perigos das interferências externas