Ucrânia já opera com helicóptero Black Hawk que foi comprado de um civil através de vaquinha

Tendo testado as capacidades do UH-60 Black Hawk, os comandantes ucranianos estão satisfeitos e dizem estar prontos para receber centenas de helicópteros americanos de vários tipos. Para isso, no entanto, o lado americano precisa aceitar a proposta, já que, por ora, não há nada definido sobre o envio desses equipamentos.

E apesar dessa recusa oficial americana, os ucranianos conseguiram levar para casa o primeiro Black Hawk a um custo de vários milhões e adquirido de um operador civil. O dinheiro para essa compra foi levantado através de uma campanha de crowdfunding, a popular “vaquinha”. De fato, a aeronave possui uma pintura genérica e recebeu a bandeira da Ucrânia no formato de um adesivo na fuselagem.

Autoridades ucranianas compartilharam imagens da operação do helicóptero.

O UH-60

Como relata o Aviacionline, a Direção Geral de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR) emitiu um comunicado de imprensa para mostrar seu grau de progresso no domínio do UH-60 Black Hawk adquirido recentemente da empresa americana Ace Aeronautics LLC, observando que é uma máquina que é à frente de análogos russos como o Mi-8 e Mi-24, destacando-se em manobrabilidade e velocidade.

O GUR do Ministério da Defesa informou que as forças especiais praticaram recentemente grupos de combate de desembarque no campo de batalha, evacuação, aterrissagem rápida com corda, bem como voos noturnos. Soldados e pilotos de helicóptero notaram que este veículo de combate está significativamente à frente dos análogos soviéticos.

“O helicóptero impressiona por sua confiabilidade, facilidade de operação e capacidade de sobrevivência em combate”, disse um engenheiro de voo. Segundo ele, as tripulações ucranianas dominaram o “Black Hawk” com extrema rapidez, em questão de horas. “Tendo experiência em operar o Mi-8 e o Mi-24, voamos no Black Hawk no primeiro dia em que o recebemos. Eles apenas sentaram e voaram”, comentou um piloto.

Segundo a tripulação ucraniana, o “Black Hawk” é muitas vezes mais manobrável que o Mi-8, ganhando em termos de velocidade de voo horizontal. O helicóptero é capaz de voar continuamente por cerca de três horas e pode cobrir facilmente uma distância de mais de 600 quilômetros.

Este tipo de helicóptero é projetado para disparar foguetes e mísseis guiados do tipo “Hellfire”, e também para apoiar infantaria e transportar cargas diversas. Um helicóptero Black Hawk leva de 3 a 4 segundos para descarregar um grupo de 12 caças e evacuar o máximo possível do campo de batalha.

“Durante o ano passado, o nível de nossos pilotos cresceu enormemente. Atualmente, a Ucrânia pode hospedar facilmente cerca de cem helicópteros multifuncionais Black Hawk , cerca de 50 helicópteros de ataque Apache e cerca de 40-60 helicópteros de carga Chinook. Poderíamos aceitar esse número com o mínimo de tempo para retreinar nossos pilotos”, diz o primeiro piloto ucraniano do Black Hawk, que carrega o indicativo de chamada “Mestre”.

Apesar de tudo, como apontam os documentos secretos vazados do Pentágono, enquanto a superioridade aérea russa sobre o campo de batalha for mantida, a capacidade de reabastecer as forças ucranianas nas linhas de frente usando helicópteros continuará a ser severamente diminuída, independentemente do modelo usado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Programa Voa Brasil, de passagens a R$200, continua sem uma data...

0
O programa de passagens a preços populares do Governo Federal, o Voa Brasil, continua à deriva e sem data de lançamento prevista.