Um passageiro bastante incomum esteve a bordo de um voo da TAP entre Paris e Lisboa

Parte da equipe da TAP a bordo do A320neo, em cena do vídeo apresentado a baixo

Um voo da companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal entre Paris e Lisboa contou com um passageiro bastante incomum na cabine. A empresa mostrou cenas da operação especial no vídeo disponibilizado a seguir:

Como visto nas imagens da gravação acima, no 22 de junho, a bordo do voo TP-439, entre o Aeroporto Orly, de Paris, França, e o Aeroporto Humberto Delgado, de Lisboa, Portugal, viajou Gowi Nee Bu, um koala macho de dois anos que agora reside no Jardim Zoológico da capital portuguesa, no âmbito do Programa de Conservação de Espécies Ameaçadas.

O marsupial, cujo nome tem origem aborígene, viajou na cabine de passageiros do Airbus A320neo de matrícula CS-TVI. Ele foi acompanhado por Paula Pinto, da TAP Air Cargo, e Maria da Paz, a sua nova tratadora do Zoo de Lisboa.

De acordo com Paula Pinto, “este animal é extremamente sensível. Por essa razão, temos de ter imenso cuidado com os sons e os tremores. Tudo tem de ser feito de forma extremamente cuidadosa, para que o animal não entre em stress”.

Um transporte, portanto, bastante delicado, que Paula Pinto assegura ter corrido da melhor forma possível.

Perto de atingir a maturidade sexual, este koala oriundo do ZooParc de Beauval, na França, será um dos protagonistas da conservação e expansão da sua própria espécie, ameaçada de extinção, agravada pelos violentos incêndios que atingiram a Austrália nos últimos anos.

Maria da Paz explica que existe um programa de reprodução, em parceria com vários zoos, cujo objetivo é proteger a espécie. “Após um estudo cuidado, cruzam-se animais que têm informação genética diferente para aumentar o DNA da espécie e torná-la viável a longo prazo. Obviamente, o objetivo final é sempre a introdução no habitat natural ou, pelo menos, salvaguardar que existam animais suficientes para aumentar o banco genético dos que já existem na natureza”, conclui a tratadora.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Leoa que escapou e vagou pela Ucrânia durante a guerra é...

0
Este notável voo com o grande Jumbo Jet marca um novo capítulo na vida dessas criaturas majestosas, que foram encaminhados ao santuário