Um segundo protótipo da aeronave MC-21 passa a voar com motores russos PD-14

Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Um segundo protótipo da aeronave MC-21 (ou MS-21), que já havia sido testado com um motor importado, foi remotorizado e fez seu primeiro voo com motores PD-14 russos saindo do aeródromo da Irkut Corporation (parte da UAC e da Rostec). Isto foi relatado pelo serviço de assessoria de imprensa da corporação estatal russa.

“Esta aeronave se tornou a segunda MC-21 equipada com motores russos. Além de instalar o PD-14 na máquina, os sistemas foram finalizados com base nos resultados de testes de voo anteriores. Vários componentes importados do equipamento do avião foram substituídos por equivalentes russos”, diz o relatório.

De acordo com Andrey Boginsky, Diretor Geral Adjunto de Aviação Civil da UAC, “a adesão do segundo exemplar com motor PD-14 é um marco importante no âmbito do projeto MC-21 e uma das etapas-chave do programa de substituição de importações, porque o motor é o verdadeiro “coração” da aeronave, que garante a operação dos principais sistemas do avião. Com esforços conjuntos com outras empresas Rostec, planejamos concluir a certificação da aeronave com o motor russo até o final de 2022″.

Depois de completar três voos, o protótipo MC-21 voará para Zhukovsky para continuar o trabalho de certificação.

“O PD-14 é o carro-chefe da construção de motores de aviação doméstica. A substituição de motores estrangeiros pelos nossos na aeronave MC-21 é um bom sinal para toda a indústria da aviação. Agora, juntamente com nossos colegas da UAC, estamos levando o trabalho sério e cuidadoso ao ajuste fino e depuração de todos os sistemas. Temos total confiança em nossos motores”, comentou o designer geral da UEC (que produz o motor), Yury Shmotin.

Sobre o avião

O MS-21 é uma aeronave civil de médio curso em desenvolvimento com capacidade de 163 a 211 passageiros. No final de 2021, a aeronave recebeu um certificado de tipo básico e em dezembro fez seu primeiro voo com uma asa composta russa.

Esperava-se que na primeira etapa a aeronave fosse entregue aos clientes com motores PW 1400, posteriormente eles teriam a escolha entre o ocidental PW e o PD-14 russo. Com as sanções após a invasão da Ucrânia, apenas a versão com motor russo deve ser oferecida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias