Uma única empresa aérea agenda mais de 150 voos para a Antártida no próximo verão

Foto: Aerovias DAP

A companhia aérea chilena Aerovías DAP, com sede em Punta Arenas, anunciou sua programação de serviços para a Antártida durante o próximo verão austral. A companhia aérea planeja operar mais de 150 voos para o continente gelado entre meados de novembro deste ano e março de 2023. Este número representa um aumento de 30% em relação à última temporada de verão.

Segundo o Aviacionline reporta, a companhia aérea, que inaugurou seus serviços em 1980 e está sediada no Aeroporto Presidente Carlos Ibáñez del Campo, faz voos entre o continente americano e a Antártica há 33 anos.

Ela costuma realizar três tipos de operações: voos fretados para passageiros de navios de cruzeiro (os principais clientes dos voos) e navios de expedição, logística e apoio aos programas antárticos de diferentes países e eventuais evacuações por motivos médicos.

Tradição antártica

A DAP Airways completou seu primeiro voo para a Antártida em 12 de fevereiro de 1989. Naquele dia, um de Havilland Canada DHC-6 Twin Otter, registro CC-CHV, realizou uma evacuação sanitária. Quatro meses depois, e após várias tentativas frustradas (as condições meteorológicas são um fator recorrente no cancelamento das operações para as bases antárticas), foi concluído o primeiro voo comercial.

As conexões aéreas para a Antártida foram realizadas pelo Twin Otter até meados da década de 1990. A aeronave foi então substituída pelo Beechcraft King Air 100 com registro CC-CLY. Em 2003, a Aerovías DAP adicionou o de Havilland Canada Dash 7 para oferecer mais assentos em um contexto de demanda crescente. 

Quatro anos depois, a empresa recebeu o primeiro British Aerospace 146-200, uma aeronave configurada com 96 assentos, que hoje é fundamental para sua operação. Hoje, a empresa conta com uma frota de aeronaves e helicópteros para fornecer uma rede de serviços comerciais e logísticos. É a maior operadora aérea da Antártida.

Os voos de Punta Arenas chegam ao Aeródromo Teniente Rodolfo Marsh Martin, o aeródromo mais setentrional do continente, próximo ao assentamento civil de Villa Las Estrellas, 950 quilômetros a sudeste de Puerto Williams.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Latam foi a empresa aérea com menos reclamações no primeiro trimestre,...

0
A LATAM iniciou 2024 na posição de companhia aérea do Brasil menos reclamada e com o menor tempo de resposta ao passageiro.