Venezuela pinta caça Sukhoi Flanker com mapa com território da vizinha Guiana

Prestes a iniciar um plebiscito e até entrar em guerra com o país vizinho, a Venezuela decidiu fazer uma demonstração de força com caças Flanker.

O país vizinho ao Brasil fará nos próximos dias um plebiscito para decidir se a população apoia a anexação de Esequibo, uma região que é parte de 75% do território total da Guiana.

O governo brasileiro, inclusive, mandou reforço de tropas do Exército para Pacaraima em Roraima, na fronteira com a Venezuela, para evitar que tropas venezuelanas passem pelo Brasil para invadir a Guiana.

Por outro lado, os EUA enviaram militares para acompanhar de perto a situação, que é a pior em anos na região. E o governo da Venezuela faz uma forte campanha para encorajar a população à votar a favor da anexação e intimidar o vizinho.

Para isso, foram pintados aviões e navios, dentre ele o caça mais avançado do seu arsenal: o russo Sukhoi Su-30MK2 Flanker, que até a chegada do SAAB Gripen na Força Aérea Brasileira era o mais avançado caça na América Latina.

Numa pintura bastante colorida e com uma paisagem com pássaro, é mostrado o mapa da Venezuela mas considerando a parte de Esequibo, sendo possível ver claramente o contorno do estado brasileiro de Roraima.

O caça com a pintura especial fez um raro voo de formação com outras 4 aeronaves do mesmo modelo, de um total de 21 caças Flanker que a Venezuela possui hoje.

Uma aeronave de treinamento de fabricação chinesa Hongdu JL-8 Karakorum e um avião de transporte C-130 Hércules também receberam a pintura que considera o território venezuelano expandido.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto de Joaçaba (SC) recebe novo serviço de abastecimento de aeronaves

0
O serviço de abastecimento não apenas beneficia os pilotos e empresas de aviação, mas também tem um impacto positivo na comunidade em geral.