Vídeo mostra bonitas passagens da Fumaça sobre o Aeroporto do Bacacheri (PR)

Cena do vídeo que verá mais abaixo nesta matéria

No último final de semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) marcou presença no sul do país, realizando demonstrações em Foz do Iguaçu (PR), sobre as Cataratas do Iguaçu, Turvo (SC) e Pinhais (PR), respectivamente.

Pela segunda vez em 2023, a cidade de Pinhais parou para olhar aos céus. Em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, o Pai da Aviação, o Parque das Águas recebeu no último sábado (5), mais uma vez, a Esquadrilha da Fumaça. 

Por meio da Prefeitura de Pinhais, o menor município em extensão territorial do Estado do Paraná, se tornou a primeira cidade, exceto Brasília, a receber o espetáculo aéreo duas vezes no mesmo ano. Em março, no mesmo parque, aconteceu a primeira exibição da Esquadrilha, em comemoração aos 31 anos do município.

Inicialmente, a demostração da Esquadrilha da Fumaça ocorreria no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, em um dos eventos aéreos mais importantes do Paraná, a “Revoada Nacional das Velhas Águias”.

No entanto, na última quinta-feira (3), o Aeroclube do Paraná, organizador do evento, informou que a celebração havia sido cancelada pela CCR Aeroportos, administradora do Aeroporto do Bacacheri, por falta de um alvará. Desta forma, a Prefeitura de Curitiba uniu forças para o remanejamento da apresentação aérea para a cidade vizinha.

Nós estamos no cartão postal de nossa cidade para homenagear Santos Dumont e assistir a essa arte”, comentou a prefeita Rosa Maria, na abertura do evento, que contou com mais de 60 mil pessoas presentes no Parque das Águas, além dos milhares de munícipes de Pinhais e das cidades vizinhas, que de suas próprias residências, puderam contemplar a demonstração.

Gestor de segurança operacional do Aeroclube do Paraná e piloto de táxi aéreo, o Comandante Caio Luiz Fernandes de Souza agradeceu à Prefeitura de Pinhais pelo empenho para realização do evento: “Em meu nome e em nome do Comandante Mário Tetto Sobrinho, Presidente do Aeroclube do Paraná, do Coronel Gino Ferreira, Comandante do CINDACTA II, responsável pelo controle do espaço aéreo, e do Tenente-Coronel Garcia, Comandante da Esquadrilha da Fumaça, agradeço à Prefeitura de Pinhais. Não foi apenas uma demonstração, foi a comemoração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont e deu continuidade a um evento histórico que organizamos por mais de 50 anos, que é a Revoada Nacional das Velhas Águias”.

Além das aeronaves da própria esquadrilha da Fumaça, outros aviões do Aeroclube do Paraná também desfilaram pelo céu pinhaense, assim como os helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Palinha no Bacacheri

O canal no YouTube Plane Spotter HD Curitiba registrou a chegada da Esquadrilha ao Aeroporto do Bacacheri, vindo de Jaguaruna (SC), local de onde operou para a demonstração em Turvo (SC), no último dia 4 de agosto.

No Bacacheri, as aeronaves ficaram no CINDACTA II, local de onde também operou para a demonstração na cidade vizinha.

Além da chegada das 8 aeronaves A-29 Super Tucano, o vídeo registra o pouso, e posteriormente, a saída das aeronaves para a demonstração em Pinhais. Detalhes como a preparação dos aviões, além do trabalho dos mecânicos do Esquadrão e acionamento para o voo, marcam o bonito vídeo. Veja abaixo:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias