Latam atinge maior taxa de ocupação desde 2019, levando 6,8 milhões de passageiros em julho

Airbus A320neo da LATAM

O Grupo LATAM informou que entre janeiro e julho de 2023 transportou 41 milhões de passageiros, um crescimento expressivo de 20,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em julho, a LATAM mobilizou 6,8 milhões de passageiros, número 19,2% superior ao de julho de 2022 e até 2% a mais do que em 2019.

O tráfego de passageiros (em passageiros-quilômetros transportados) cresceu 19,6%, enquanto a capacidade (em assentos-quilômetros oferecidos) aumentou 13,5%. O número-chave é o fator de ocupação, que atingiu 86,8%, o maior nível desde 2019, antes do início da pandemia.

O segmento internacional aumentou a média ao atingir uma taxa de ocupação de 88,8%, enquanto a cabotagem no Brasil atingiu 84,9% e a cabotagem na Colômbia, Chile, Equador e Peru foi de 84,8%.

Na carga, a capacidade (em toneladas-quilômetro) cresceu 8,8% em relação a julho de 2022, segundo informou o Aviacionline.

Principais novidades da LATAM

Santiago-Melbourne e Guarulhos-Joanesburgo retomam em setembro, cada um com três voos semanais.

A LATAM voltou à Venezuela após sete anos operando entre Lima e Caracas.

– Em outubro, serão retomados os voos entre Lima e Havana e entre Lima e Atlanta.

– Também a partir de outubro a LATAM voará entre Medellín e Miami.

– Como parte da joint venture, em outubro a Delta Air Lines adicionará um segundo voo diário entre Bogotá e Atlanta, e a partir de dezembro começará a voar entre Atlanta e Cartagena.

– No início de agosto a LATAM voltou a voar entre Sao Paulo e Los Angeles.

– Em outubro voltará a voar entre Santiago do Chile e Cusco.

– Já para a LATAM Cargo, a rota entre Miami e Santo Domingo passará de três para quatro voos semanais durante o mês de agosto, e as de Miami para Guayaquil e Lima terão três voos semanais.

A LATAM Airlines voará para 143 destinos em 23 países durante o mês de agosto, operando cerca de 1.441 voos diários (1.230 domésticos e 220 internacionais). A LATAM Brasil lidera com 747 voos diários, seguida pela LATAM Peru com 272 voos, Chile e Colômbia com 225 voos diários cada, e por último a LATAM Equador com 56 voos diários.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias