Início Empresas Aéreas

Voa pela 1ª vez um Airbus A380 da nova empresa que terá frota do maior avião de passageiros do mundo

O A380 quando estava prestes a fazer a primeira decolagem ontem – Imagem: Divulgação / James Asquith

A nova empresa aérea britânica Global Airlines, que se prepara para alçar voos pelo mundo com uma frota composta por exemplares do maior avião de transporte de passageiros do mundo, viu subir ao céu pela primeira vez, para um voo de teste, uma de suas aeronaves Airbus A380.

O Airbus A380 registrado sob a matrícula 9H-GLOBL decolou do Mojave Air and Space Port (MHV), no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, no dia de ontem, quinta-feira, 15 de fevereiro.

De acordo com dados das plataformas de rastreamento online de voos, o teste durou 21 minutos, enquanto o A380 circulou duas vezes no circuito de tráfego do aeroporto no deserto de Mojave, antes de pousar novamente no mesmo local.

Imagem: RadarBox

Mais tarde no mesmo dia, o A380 da Global Airlines subiu aos céus mais uma vez para o seu segundo voo de teste. Dessa vez, a aeronave realizou uma única volta na área e pousou de volta.

Os dois voos de teste representam um marco significativo para a transportadora e para o seu CEO e fundador, James Asquith, mundialmente conhecido por ter criado a Holiday Swap, plataforma de viagens que permite reservar, hospedar ou trocar de casa em qualquer lugar.

Asquith informou no início deste mês que a Global Airlines havia tomado posse de seu primeiro A380, de número de série (MSN) 120, e registrado sua matrícula como 9H-GLOBL. Dias depois, mostrou a aeronave realizando teste de motor:

Agora, após os voos de teste, Asquith escreveu:

“Estou um pouco sem palavras agora e com todos os tipos de emoções. @globalairlines e nosso primeiro voo com um A380 – o voo número 1 rastreado em todo o mundo por uma certa distância no @flightradar24 – obrigado às muitas pessoas que nos apoiam.

Houve muito trabalho para chegar até esse ponto, mas há mais a fazer. Então, por enquanto, é uma questão de cabeça baixa e mais trabalho, mas para toda a equipe e para as centenas de pessoas que trabalharam incansavelmente para chegar a este ponto – obrigado.”

A Global Airlines foi lançada em 2021 com a ambição de construir uma transportadora que voaria os superjumbos A380 em voos transatlânticos de Londres, na Inglaterra, para Nova York e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Imagem: Global Airlines

Ao longo dos últimos anos, a companhia aérea construiu continuamente sua estrutura, em termos de aeronaves e pessoal, para se posicionar como uma empresa aérea inicial credível, apesar de muitos considerarem que isso não seria possível.

Segundo o Aerotime, o A380 de matrícula 9H-GLOBL anteriormente pertencia à China Southern. Antes dos voos de teste, a aeronave voou pela última vez em 22 de dezembro de 2022. Nos últimos 13 meses, ela esteve baseada em Mojave, onde foi atendida por equipes especializadas.

A Global Airlines adquiriu anteriormente, em maio de 2023, outro A380, de registro B-6140, da Doric, uma empresa de investimentos com sede na Alemanha, mas o 9H-GLOBL é o primeiro avião de propriedade integral a voar.

A Global Airlines firmou acordos para compra de quatro aeronaves A380 e planeja iniciar as operações no segundo semestre de 2024.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile