Voo especial da SAAB com carga para os caças Gripen brasileiros deve pousar em Goiânia

Foto: Cargojet

A fabricante sueca SAAB, que desenvolveu e produz o caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), está fretando uma aeronave Boeing 767-300ER da companhia canadense Cargojet, a fim de trazer ao Brasil uma carga especial com materiais para os aviões de combate brasileiros. A data do voo e destino ainda serão informados, mas novas informações dão conta de que o jato deve aterrissar em Goiânia.

As informações foram compartilhadas com o AEROIN por fontes próximas do serviço, que decolará da Suécia para o Brasil. O destino originalmente esperado era a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde os Gripen ficarão baseados.

No entanto, pode ser que a aeronave da Cargojet tenha que aterrissar em Goiânia, onde existem procedimentos alfandegários mais adequados, sobretudo por tratar-se de empresa e tripulação estrangeira. Toda essa logística deve ser conformada nos próximos dias.

O conteúdo da carga não foi informado, mas fontes disseram ao AEROIN que se trataria de um simulador de voo dos caças. Até o momento, o Brasil possui dois caças na frota, de um total de 36 encomendados (número que deve subir para 40, como sinalizado pela Aeronáutica em evento no início deste ano).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias