Voo pousa 13 minutos adiantado, mas pilotos usam via errada e geram atraso de 30 minutos

Um incidente de operação em solo aconteceu no último sábado, 12 de março, quando os pilotos de um Boeing 787 cometeram um engano ao final do pouso e livraram a pista por uma via de taxiamento fechada.

A aeronave envolvida, segundo reporta o The Aviation Herald, foi o Boeing 787-9 registrado sob a matrícula PH-BHE, operado pela companhia holandesa KLM, quando estava realizando o voo KL-497 de Amsterdã, na Holanda, para Kuwait City, no Kuwait.

Conforme o histórico das plataformas de rastreamento online de voos, os pilotos pousaram o jato pela pista 33R do destino às 10h22, portanto, treze minutos antes do horário programado de 10h35, porém, após diminuírem para a velocidade de taxiamento, desocuparam a pista pela saída de alta velocidade E5, que estava fechada às operações.

Imagem: FlightRadar24

A aeronave parou na região da linha que define o ponto de espera da pista. Os pousos seguintes passaram a ser efetuados pela pista 33L. Um avião que vinha logo na sequência para pousar também na 33R fez um desvio durante a aproximação para se alinhar com a pista paralela à esquerda.

Imagem: FlightRadar24
O desvio registrado na trajetória de aproximação do próximo avião – Imagem: FlightRadar24

Um NOTAM (mensagem que divulga alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas) publicado no dia 11 de março e com validade até 10 de junho indicava que, devido a obras, diversas taxiways estavam fechadas, incluindo a E5:

– PORTION OF TWY E1 BTN INTERSECTION TWY E1 , E9 AND TWY E6 CLOSED DUE TO CONSTRUCTION.
-TWY E4, E5 AND E7 CLOSED.

Diante da via de taxiamento fechada, foi necessário um caminhão de reboque para empurrar a aeronave para trás. Até que todos os procedimentos fossem efetuados, a movimentação foi iniciada cerca de 30 minutos depois do incidente de solo e o Boeing 787 foi colocado de volta na pista.

Os pilotos puderam então prosseguir com seu taxiamento e o voo chegou ao pátio de estacionamento pouco depois das 23h00, com cerca de 30 minutos de atraso em relação ao desembarque programado e 45 minutos após o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias