Treinamento de resgate de acidentes aéreos na Tríplice Fronteira ocorre em Foz de Iguaçu – Operação SAREX 2023

Imagem: DTCEA-FI

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que começou na última segunda-feira, 24 de julho, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz de Iguaçu (DTCEA-FI), a Operação SAREX 2023.

O exercício internacional, realizado em conjunto entre Brasil, Argentina e Paraguai, consiste em um treinamento teórico simulado de resgate em casos de acidentes aéreos.

O evento conta com a participação de representantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA 2), da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai (MTAB), da Dirección de Aeronáutica Civil (DINAC) e da Empresa Argentina de Navegación Aérea (EANA).

“Tendo em vista a necessidade de uma melhor coordenação, em caso de um acidente aeronáutico na Tríplice Fronteira, este Exercício tem como finalidade desenvolver uma otimização de procedimentos e atividades, visando sempre o melhor atendimento ao Serviço de Busca e Salvamento (SAR) na região. Trata-se de uma oportunidade de intercâmbio operacional e estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”, explicou o Chefe da MTAB, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, que abriu o exercício.

Até a quinta-feira, dia 27 de julho, serão realizados simulados de acidentes aéreos no território de cada país. No primeiro dia, o Exercício criou uma ocorrência em solo argentino, que foi transmitida via internet, demonstrando as ações que são tomadas pela EANA. No último dia da Operação, será realizado um exercício conjunto.

“Receber o primeiro Exercício SAREX nas nossas instalações é um motivo de satisfação e orgulho para o DTCEA-FI. Ficamos gratos pela oportunidade e felizes com a presença dos amigos dos países vizinhos”, finalizou o Comandante do DTCEA-FI, Major Aviador Olívio Martini Marangon.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Lockheed Martin tinha planos nos anos 1990 para criar um superjumbo,...

0
A Lockheed Martin, fabricante americana de aeronaves, desenvolveu planos nos anos 1990 para a criação de um superjumbo