Aeroporto Londres-Gatwick decide limitar a 800 voos por dia por falta de controladores

Aeroporto de Londres-Gatwick – Imagem: Depositphotos

A administração do Aeroporto de Londres-Gatwick, em colaboração com a NATS, a empresa britânica de serviços de navegação aérea, decidiu implementar um limite máximo de 800 voos por dia durante uma semana, de segunda-feira, 25 de setembro, a domingo, 1º de outubro.

Essa medida foi adotada em resposta aos desafios na gestão de pessoal da NATS, impactada por licenças médicas e vagas não preenchidas. A intenção é prevenir cancelamentos de última hora e atrasos nos voos, segundo informou o site Aviacionline.

Esta foi uma decisão difícil, mas as ações tomadas hoje significam que nossas companhias aéreas podem oferecer programas de voo confiáveis, proporcionando aos passageiros uma maior segurança contra cancelamentos de última hora“, enfatizou Stewart Wingate, CEO do Aeroporto de Londres-Gatwick.

Estamos colaborando de perto com a NATS para reforçar a resiliência da torre de controle, e essa decisão significa que podemos evitar o máximo de interrupções possível“, acrescentou.

A restrição afetará cerca de 5% dos voos programados até domingo, 1º de outubro, totalizando aproximadamente 164 voos.

Nossa capacidade operacional na torre será aprimorada à medida que nosso pessoal retornar ao trabalho e sairmos do período de alta demanda do verão, especialmente em Gatwick“, declarou a NATS em um comunicado, detalhando que 30% dos controladores da torre nesse aeroporto estão de licença médica.

Continuamos treinando mais controladores de tráfego aéreo e esperamos que outro grupo se qualifique para trabalhar na torre nos próximos meses, preparado para o próximo verão. Mesmo um controlador aéreo experiente precisa de pelo menos 9 meses para se qualificar em Gatwick, e poucos conseguem, dado que Gatwick é um ambiente de tráfego aéreo tão congestionado e complexo“, concluíram.

Em 2022, o Aeroporto de Londres-Gatwick registrou 214.806 movimentos de aeronaves, transportando 32,8 milhões de passageiros. A EasyJet é a principal companhia aérea, detendo quase 50% do mercado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias