Airbus considera criar o A220-500 para fortalecer seu domínio no mercado

Uma versão maior do A220, que possivelmente substituiria o best-seller A320, está nos planos da Airbus, que tem considerado cada vez mais estender o escopo do jato de origem canadense.

Airbus A220 da JetBlue – Imagem: Airbus

O projeto originalmente é da Bombardier e foi comercializado como CSeries até a Airbus comprar o projeto, tornando-o A220, o menor jato da sua família de aeronaves comerciais. Desde então, o avião tem ganhado mercado, contribuindo para a proposta de valor da fabricante europeia e superando o brasileiro Embraer E2.

Hoje, muitos dos clientes que optaram pelo A220 já voavam outros aviões da Airbus, como o A320, e isso ajuda na retenção dos clientes. E a ideia é fortalecer ainda mais esse mercado, aumentando a distância para a Boeing e a Embraer.

“O A220-500 faz muito sentido para nós em algum ponto no futuro. Eu acho que o A220 precisa desta versão maior para se fortalecer no nosso portfólio, é o que eu também ouço das companhias aéreas. O A220-300 é muito bom, o potencial para o -500 é provavelmente ainda maior”, afirmou o CEO da Airbus, Guillaume Faury, como menciona o site FlightGlobal.

O A220-500 se encaixaria entre o A319 e o A320, que será substituído no futuro por uma aeronave mais sustentável, provavelmente num porte maior, focando a atenção no A321, que é o maior destaque atual da Airbus no segmento de aeronaves de um corredor.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias