Início Regulamentação

ANAC anuncia novo regulamento que simplifica obtenção de licenças de comissário de voo

Imagem ilustrativa: Kasto via Depositphotos

A ANAC informou, na última terça-feira (9), que novo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 63, dispositivo que aborda as regras sobre licenças e habilitações para comissários e mecânicos de voo, entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.

A regra substitui o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 63 e traz, entre suas principais alterações, a simplificação do processo para obter a licença de comissário de voo. 

No regramento anterior, para a obtenção de licença de comissário de voo, os requerimentos eram: 

  1. a aprovação em curso autorizado pela ANAC junto a Escola de Aviação Civil homologada ou Centro de Instrução de Aviação Civil certificado pela Agência;  
  1. aprovação no exame teórico da ANAC;  
  1. e, para o pessoal regido pelos RBACs nº 121 ou 135, ou em unidades aéreas públicas que operem sob as regras do RBAC nº 90, os seguintes requisitos: 

– Realizar treinamento adicional, conforme Programa de Treinamento Operacional (PTO) aprovado pela ANAC; 

– Obter experiência mínima de 14 horas de voo em operações em rota desempenhando as funções de comissário(a) de voo, sob supervisão de um instrutor; 

– Ser aprovado em uma verificação de competências (exame prático). 

Com o RBAC nº 63, os requerimentos foram reduzidos, sendo necessário apenas realizar os procedimentos dispostos no item C. Além disso, a quantidade de horas de experiência necessárias foi reduzida de 14 para 5 horas. 

Isso significa que não é mais necessária a realização de cursos específicos de comissário de voo para a obtenção da licença. Os interessados ainda podem fazer as capacitações e exames em questão para o aprimoramento curricular. 

A medida busca eliminar barreiras desnecessárias à entrada de novos comissários de voo na aviação civil, sem prejuízo à segurança de voo do sistema de aviação civil brasileiro, já reconhecido, em escopo internacional, como um dos mais seguros do modal. 

Informações da ANAC

Leia mais: