Apesar de falas sobre desabastecimento, aeroporto de Vitória diz ter combustível suficiente para voos

Aeroporto de Vitória – Imagem: Vanessa Ferreira / Zurich Airport Brasil

Com as manifestações políticas gerando bloqueios de estradas e rodovias em diversos pontos do país, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) alertou as autoridades para o possível desabastecimento de combustível em aeroportos ao longo do feriado nacional de Finados. Para a associação, além do desabastecimento, o transporte aéreo também pode ser impactado pela dificuldade de chegada de profissionais, tripulantes e passageiros aos aeroportos, inviabilizando a operação.

Os bloqueios em rodovias por manifestantes entraram no terceiro dia nesta quarta-feira (2), com redução de intensidade e pontos liberados. Na terça-feira (1º), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores começaram a mandar a Polícia Militar agir para liberar as vias.

Apesar das preocupações, a Zurich Airport Brasil, responsável pelo Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, confirmou que o terminal possui combustível suficiente para as operações aéreas. Segundo o site capixaba ES Hoje, a Shell confirmou que possui uma média de 15 dias de combustível. Já a BR Aviation comunicou que tem aproximadamente 120 mil litros, para uma média de 2 a 3 dias, com um novo abastecimento na última segunda-feira (31).

Atrasos e cancelamentos até o momento

Somente nesta quarta-feira (2), feriado de Finados, pelo menos oito pousos e decolagens previstos para o Aeroporto de Uberlândia (MG), um dos mais afetados, foram cancelados. Na terça-feira (1º), mais de dez viagens já haviam sido canceladas no terminal.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Escorregador de emergência de avião caiu em frente à casa de...

0
A escorregadeira de emergência que se desprendeu em voo de um 767 da Delta foi encontrada num endereço no mínimo inconveniente para a Boeing.