Após ficar abandonado 11 anos, jato da época soviética deve ser leiloado por um módico valor

Imagem ilustrativa – IL-76TD da Abakan Air

Um Ilyushin Il-76 de 40 anos, que remonta da época da União Soviética e está abandonado desde 2011, poderá ter um novo dono após a Direção-Geral da Autoridade Estatal de Aeroportos da Turquia decidir colocá-lo em leilão.

De acordo com site Yeni Şafak, com valor inicial de cerca de US$ 21.500 (cerca de R$ 114.904), o leilão especial está marcado para 22 de novembro de 2022, marcando o reinício das ações sobre o quadrimotor, que está há mais 11 anos estacionado no Aeroporto de Erzurum, no leste da Turquia.

Construído em 1984, o Ilyushin Il-76 registrado com a matrícula 4L-SKN operava voos de cargas para a extinta companhia aérea Sky Georgia, a partir do Aeroporto Internacional de Tbilisi, na capital da Geórgia.

Como ele chegou lá

Após um terremoto de magnitude 7,2 atingir Vã, parte oriental da Turquia, em outubro de 2011, resultando na morte de 604 pessoas e deixando pelo menos cerca de 60.000 desabrigados, o governo georgino lançou voos humanitários para ajudar a Turquia.

No dia 30 de outubro, o Ilyushin Il-76 chegou ao Aeroporto de Erzurum, um dos maiores e mais próximos aeroportos turcos da região, para descarregar uma carga de tendas e suprimentos. Quando parado, após o descarregamento, outro quadrimotor Il-76 de matrícula EX-036 da Kyrgyzstan Airlines estava taxiando e bateu uma de suas asas contra o cockpit do jato georgino.

Após a ocorrência, somente a aeronave da Kyrgyzstan Airlines teve sua asa consertada e colocada em voo de volta ao seu país de origem. O 4L-SKN, porém, foi coberto com uma lona e deixado para armazenamento, enquanto as seguradoras resolviam os trâmites do sinistro. A aeronave sofreu grandes danos da seção do cockpit

https://twitter.com/brusselsspotter/status/1573408235586977792

Com operações deficientes desde 2008 devido à guerra da Ossétia do Sul, que resultou em proibições de voos para a Rússia, em 2011 e já com fim dos conflitos, a companhia aérea da Geórgia encerrou suas atividades e não demonstrou interesse em recuperar a aeronave.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Já está autorizada a vinda ao Brasil do avião Airbus A320neo...

0
A aeronave é batizada de “Pateta nas nuvens” e vai se juntar aos outros quatro aviões temáticos da “Frota Mais Mágica do Mundo”.